Diretor do CDMF preside banca de doutorado no PPGQ – UFSCar

Defesa ocorreu na última quinta-feira (05)

O pesquisador Elson Longo, Professor Emérito do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e Diretor do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), presidiu a banca de doutorado de Tiago Almeida Martins no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSCar. 

“Síntese e Caracterização de Nanopartículas Semicondutoras de ZnO@Carbono com Estrutura tipo “Núcleo-Casca”, é o título da tese apresentada por videoconferência na última quinta-feira (05). O trabalho aprovado foi desenvolvido no Laboratório Interdisciplinar de Eletroquímica e Cerâmica (LIEC – UFSCar) e versa sobre o estudo dos efeitos da morfologia, cristalinidade e proporção de carbono das partículas sob as propriedades fotoluminescentes e fotocatalíticas dos compósitos de ZnO@Carbono. De acordo com a pesquisa, a presença de carbono mostrou-se importante no tratamento de água contaminada com azul de metileno, aumentando a geração de espécies reativas de oxigênio em especial o radical O2H*.

Além de Longo, que também foi orientador do trabalho, a banca de avaliação foi composta pelos docentes e pesquisadores Lucia Helena Mascaro Sales (DQ – UFSCar), Ieda Lucia Viana Rosa (DQ – UFSCar), Máximo Siu Li (IFSC – USP), Mateus Meneguetti Ferrer (UFPEL). Os suplentes do trabalho foram Luiz Fernando Gorup (UFGD) e Renata Lang Sala (Universidade de Cambridge – UK).

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.