Jogo online ensina sinônimos e antônimos com ritmo de frevo

Instituto Claro

Jogo online ensina sinônimos e antônimos com ritmo de frevo

Game relançado pela Fapesp relaciona dança com conteúdo de língua portuguesa

Para ensinar de maneira divertida e animada sobre sinônimos e antônimos, o grupo Ludo Educativo relançou o “No ritmo das palavras”. O jogo usa o frevo, dança de origem pernambucana e uma das manifestações culturais mais conhecidas do país. Na dinâmica educacional, há dois personagens, um menino e uma menina, dançando com as clássicas sombrinhas usadas na dança. O jogador deve associar sinônimos, caso as roupas sejam da mesma cor, e deve indicar os antônimos se as roupas forem diferentes. Se o jogador erra, perde uma sombrinha e os personagens erram os passos de dança. Ao acertar, o jogador ganha pontos e os personagens fazem o passinho correto.

O jogo foi idealizado pelo Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pode ser utilizado de maneira gratuita por professores, alunos do ensino fundamental e público em geral que tenha acesso à internet. Passado na “Frevolândia”, o jogo super colorido ainda conta um pouco sobre a história do frevo. Em 2012, a dança típica foi incluída na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas (Unesco).

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O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).