Pesquisador do CDMF apresenta palestra sobre o material Li5C na próxima quinta-feira (09)

Atividade acontece às 16h no Zoom

Na próxima quinta-feira (09) o docente do Instituto de Física “Gleb Wataghin” da Universidade Estadual de Campinas (IFGW – Unicamp) e pesquisador vinculado ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), Edison Zacarias da Silva, apresenta a palestra intitulada “Li5C, Um Novo Eletreto Supercondutor?”

Tendo em mente que a moderna estrutura eletrônica de sólidos baseada no funcional de densidade (DFT) evoluiu muito desde a década de 80 e hoje tem capacidade preditiva. Novos materiais são previstos via simulações computacionais e posteriormente produzidos no laboratório. Usando técnicas de busca como o método CALYPSO, associado a cálculos de DFT, propomos a existência de um novo material, o Li5C, um eletreto que, em uma faixa de pressões, tem estrutura estável. Aliando a moderna estrutura eletrônica com resultados da teoria da supercondutividade (tipo BCS) para materiais com interação elétron-fônon forte, também estudamos a existência de supercondutividade neste material, que segundo nossos estudos, apresenta a maior temperatura crítica entre os eletretos já reportados na literatura.

A apresentação integra o evento “Colóquio da Pós-Graduação” organizado pelo IFGW e acontece às 16h na plataforma Zoom. A palestra também poderá ser assistida na página do IFGW no Facebook.

Assista pela página do IFGW no Facebook disponível AQUI ou participe pelo Zoom acessando o link disponível AQUI.

Meeting ID: 857 1665 4523

Passcode: 073757

______________________________________________________________________________

CDMF

CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.