Defesa de Tese de Doutorado na UFPB

Jeferson Maul realizou seus estudos computacionais no Grupo de Modelagem e Simulação Computacional de Bauru, sob a coordenação e orientação do Prof. Dr. Julio Ricardo Sambrano

Prof. Dr. Ary da Silva Maia (UFPB), Prof. Dr. Felipe de Almeida La Porta(UFTPR), Prof. Dr. Julio Ricardo Sambrano (UNESP-Orientador), Jeferson Maul, Prof. Dra. Ieda Maria Garcia dos Santos (UFPB-Orientadora), Prof. Dr. Elson Longo (UNESP) e Prof. Dr. Gerd Bruno da Rocha (UFPB).

O trabalho teve como ponto central a caracterização Teórica da perovskita ortorrômbica CaSnO3. Foram exploradas diversas técnicas de simulação de sólidos, com enfoque na avaliação estrutural sob pressão e a frequência, bem como suas intensidades (espectros Raman e no Infravermelho), bem como o uso das rotinas recentemente implementadas no programa Crystal como: constantes elásticas sob pressão, análise da velocidade sísmica direcional e a aproximação quase-harmônica (QHA). Esta última é de grande interesse físico, mineralógico e geofísico pela descrição de um material em condições de elevadas temperaturas e pressões simultaneamente.

Para conclusão do estudo do CaSnO3, a superfície (001) foi analisada em âmbito energético e vibracional, incluindo-se também a adsorção de gases (CO e NH3) sobre a superfície terminada em -SnO2, inferindo algumas perspectivas catalíticas desse material. O recém doutor Jeferson Maul realizou seus estudos computacionais no Grupo de Modelagem e Simulação Computacional de Bauru, sob a coordenação e orientação do Prof. Dr. Julio Ricardo Sambrano. Jeferson também realizou um estagio Na Universidade de Turin, sob a orientação do Prof. Dr. Roberto Dovesi e financiamento do programa Ciências sem fronteiras.

Sobre Daniela Caceta 88 Artigos
Atua no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais.