Pesquisadores do CDMF publicam novo artigo sobre material que elimina SARS-CoV-2 por contato

artigo relata etapas teóricas e experimentais que resultaram no desenvolvimento de material inovador

Uma equipe multidisciplinar liderada pelos pesquisadores Elson Longo, professor do Departamento de Química (DQ) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Diretor do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), Juan Andrés, professor do Departamento de Química Física e Analítica da Universitat Jaume I (UJI), Diretor Laboratório de Química Teórica e Computacional (QTC) da UJI e também integrante do CDMF, e Gustavo Simões e Daniel Minozzi, ambos Diretores da Nanox Tecnologia, acabam de publicar um novo artigo no periódico internacional Nanomaterials.

Intitulado “SiO2-Ag Composite as a Highly Virucidal Material: A Roadmap That Rapidly Eliminates SARS-CoV-2”, o trabalho descreve um novo material que elimina bactérias, fungos e vírus, com destaque ao SARS-CoV-2, por contato.

A publicação relata os procedimentos experimentais para sua obtenção, a caracterização e as técnicas de teste para confirmar essas atividades. Além disso, as investigações experimentais foram acompanhados por cálculos e simulações, utilizando métodos e técnicas avançadas da mecânica quântica, que têm permitido propor o mecanismo de ação deste material altamente biocida.

Essas pesquisas, que recentemente também tiveram alguns resultados publicados no periódico Japan Journal of Medical Science, têm sido fundamentais para o projeto e aplicação de novas tecnologias de fabricação de superfícies antivirais para combater a SARS-CoV-2.

Esses esforços resultaram na produção da primeira máscara de proteção contra a COVID-19 com eficácia de 99% de eliminação do novo coronavírus por contato.

O material, que elimina o SARS-CoV-2 em até dois minutos de contato, também começa a ser utilizado em roupas confeccionadas para profissionais de saúde, permitindo uma maior segurança em ambientes hospitalares.

Todos esses produtos são fabricados no Brasil e comercializados por países da América Latina, Estados Unidos, Canadá, Japão e China pelas parcerias estabelecidas pela Nanox Tecnologia, que passou de spin-off do CDMF a empresa de base tecnológica, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), demonstrando como os
resultados de uma pesquisa básica de qualidade são transformados em novas tecnologias que irão beneficiar a sociedade.

A pandemia de COVID-19 demonstra que o vírus não conhece fronteiras e nem distingue países e, portanto, as estratégias de combate à doença devem ser pensadas globalmente, como demonstram os resultados obtidos pelo grupo de pesquisadores do CDMF, do QTC e da Nanox Tecnologia.

Além disso, cabe destacar o papel do financiamento público no desenvolvimento dos setores de Ciência e Tecnologia. As pesquisas em questão só foram possíveis devido aos aportes financeiros dos Ministérios da Ciência e Tecnologia da Espanha e do Brasil, da Generalitat Valenciana, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da FAPESP.

O novo artigo tem como autores Marcelo Assis , Luiz Gustavo P. Simoes , Guilherme C. Tremiliosi , Dyovani Coelho , Daniel T. Minozzi , Renato I. Santos , Daiane C. B. Vilela , Jeziel Rodrigues do Santos , Lara Kelly Ribeiro , Ieda Lucia Viana Rosa , Lucia Helena Mascaro , Juan Andrés e Elson Longo.

Para acessar a publicação no repositório do CDMF clique AQUI.