Pesquisadoras do CDMF publicam artigo de revisão sobre redução de CO2 utilizando fotoeletrocatálise

Estudo é focado nos semicondutores 2D nanoestruturados não-óxidos

Juliana Ferreira de Brito, professora substituta do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e integrante do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), é a primeira autora do artigo “Reduction of CO2 by photoelectrochemical process using non-oxide two-dimensional nanomaterials – a review”, publicado recentemente no periódico ChemElectroChem.

O artigo apresenta uma revisão sobre a redução de CO2 feita por meio da fotoeletrocatálise, técnica que une a ativação de um semicondutor (eletrodo – catalisador) por meio da aplicação de luz e de corrente elétrica (um potencial), simultaneamente. Neste estudo, as pesquisadoras focaram na discussão de trabalhos que usaram os semicondutores 2D nanoestruturados não-óxidos, um design moderno de semicondutores para essa aplicação.

Além disso, na publicação também foram avaliados os diferentes tipos de semicondutores já desenvolvidos dentro dessa morfologia para a redução do dióxido de carbono, destacando os resultados obtidos em cada caso e apontando as perspectivas futuras para a pesquisa nessa linha. 

Segundo Brito, por ser um artigo de revisão, o método de desenvolvimento foi basicamente a imersão em leitura, avaliação e discussão de todos os trabalhos dentro do tema, seguido da compilação, organização e argumentação crítica em relação aos trabalhos estudados.

“Com este estudo nós concluímos que há, sem dúvida, uma necessidade de tecnologias eficientes para conversão de CO2 em produtos químicos com alto valor energético para garantir um futuro sustentável em nossa sociedade. Tecnologias eficientes estão intimamente ligadas a um sistema composto de catalisadores bem desenvolvidos, estáveis e altamente produtivos”, explicou a pesquisadora.

Nesse sentido, os fotocatalisadores 2D são uma importante novidade na área de materiais fotoquímicos (materiais passíveis de serem ativados pela incidência de luz), oferecendo novos recursos e benefícios para reações de redução de CO2 principalmente usando a técnica de fotoeletrocatálise. 

“O trabalho também reforça o papel da nanotecnologia para projetar esses tipos de semicondutores e para potencializar suas características catalíticas, abrindo novas possibilidades para aplicações industriais e para redução do impacto ambiental por excesso de CO2 na atmosfera”, acrescentou a também autora do estudo, Lucia Helena Mascaro, docente do DQ – UFSCar e integrante do CDMF.

O artigo também conta com a colaboração de Patricia Gon Corradini, professora do Instituto Federal de Educação e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), e de Anelisse Brunca Silva, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSCar.

O artigo pode ser acessado clicando AQUI e em breve também estará disponível no repositório do CDMF.

CDMF

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.