Produções de divulgação científica do CDMF sobre a COVID-19 são apresentadas em congresso internacional

Evento congrega pesquisadores e instituições de divulgação científica da américa latina e do caribe

O pesquisador Tárcio Minto Fabrício, pós-doutorando no Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos (DF – UFSCar) e integrante do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), apresentou o trabalho “Trilhando caminhos incertos: a produção de um laboratório de Divulgação Científica no contexto da COVID-19”, no XVII Congresso da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia na América Latina e no Caribe (RedPOP), que nesta edição foi realizado pelo Espacio Ciencia, do Uruguai, nos dias 24 e 25 de novembro, em formato online.

O trabalho relata as ações de Divulgação Científica e Educação Sanitária voltadas à COVID-19 desenvolvidas pela equipe do Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar, com apoio do CDMF, discutindo os desafios enfrentados e fazendo uma reflexão crítica sobre o papel da Comunicação Pública da Ciência em contextos de crise e incerteza.

O estudo apresentado também é de autoria dos pesquisadores Mariana Rodrigues Pezzo, Diretora do Instituto da Cultura Científica (ICC) da UFSCar, e Adilson de Oliveira, professor do DF – UFSCar e coordenador de Difusão do CDMF, que também assinam com Fabrício outro trabalho apresentado no evento e intitulado “Sapiência BR: Vídeos de divulgação da pesquisa brasileira realizada em outros países pela diáspora”.

Neste estudo, os autores descrevem uma série de vídeos idealizada pelo LAbI, com apoio do CDMF, em conjunto com a Embaixada do Brasil em Berlim, apresentando pesquisadores brasileiros e suas atuações em instituições de 9 países. O trabalho ainda conta com a autoria de Mário Gonçalves Neto e Carla Augusta Vieira, ambos integrantes do LAbI.

CDMF

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.