Ludo Educativo atinge 16 milhões de acessos no Brasil e mais 181 países

Mais de 40 jogos estão disponíveis ao público gratuitamente

Por José Angelo Santilli

O site do projeto Ludo Educativo, um dos projetos de difusão do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), conduzido em parceria com a Aptor Software, uma empresa spin-off do Centro que desenvolve jogos educativos disponibilizados gratuitamente na Internet, atingiu 16 milhões de acessos, com média anual de 2 milhões de visualizações.

Com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Pioneiro, o Ludo Educativo estreou em agosto de 2010 o portal de jogos educativos na Internet, tendo acompanhamento estatístico de acessos em 2014. Desde então são mais de 16 milhões de visualizações do site por usuários predominantemente brasileiros, além de registros de acessos em mais 181 países. Portugal está na segunda colocação de maior número de acessos, seguido pelos Estados Unidos. As seis cidades brasileiras que mais utilizam o portal são, respectivamente, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Porto Alegre.

O Ludo Educativo possui mais de 80 jogos desenvolvidos, os quais têm como objetivo divertir e fixar conteúdos de áreas variadas, entre elas história, matemática, química, nutrição, preservação ambiental, controle de doenças e vacinas. Os jogos são divididos por série/ano e sempre há novos lançamentos, além de atividades para pintura e desenho. Também disponibiliza o Ludo Escola, onde professores podem organizar cursos por sala e acompanhar o progresso dos alunos, criando avaliações online.

O diretor do CDMF, Elson Longo, destaca a relevância do Ludo Educativo em meio a um crescimento exponencial de games que envolvem lutas e guerras. “O Ludoeducativo foi idealizado para auxiliar os professores do ensino fundamental e médio. Um projeto de ensino para romper as barreiras do analfabetismo”, declara Longo.

No momento, de tudo que foi desenvolvido, cerca de 40 jogos estão acessíveis ao público. “Devido à atualização nos Browsers atuais, o Flash – tecnologia largamente utilizada na indústria e em aplicações web, especialmente por jogos e pela equipe do Ludo Educativo, foi descontinuado. Desta forma, um grande número de jogos desenvolvidos por anos para a plataforma está sendo re-desenvolvido, mantendo-se o maior grau de fidelidade possível”, explica Marcelo Petrucelli, desenvolvedor de jogos do Ludo Educativo.

A equipe do projeto é formada por designers, programadores e profissionais do audiovisual da Aptor Software, uma empresa spin-off que surgiu nos corredores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual Paulista (UNESP), que atua em parceria com o CDMF.

Para o diretor da Aptor Software, Leandro D’Agostinho Amaral, tornar a educação mais agradável aos olhos dos jovens é uma missão que o Ludo Educativo e sua equipe vem tornando realidade. “Divertir e educar sempre foram pilares basilares do Ludo Educativo e sua equipe, pois a diversão atrai os jovens a exercitarem o conteúdo educacional nos mais diversos jogos presentes no Portal. Como consequência, há uma absorção do conhecimento quase que involuntária por parte dos jogadores”, analisa Amaral.

Municípios

Os municípios de São Carlos, Araraquara e Gavião Peixoto e Nova Europa, na Região Central de São Paulo, já adotaram o Ludo Educativo em suas redes de ensino por meio de convênios celebrados com o CDMF como forma de garantir o processo de desenvolvimento, ensino e aprendizagem contribuindo para a manutenção do vínculo dos alunos com as escolas, professores e educadores, especialmente diante do contexto de distanciamento social imposto pela pandemia de COVID-19.

Para ampliar a divulgação do Ludo Educativo, em 2021, o CDMF firmou uma parceria com a Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL)  Um vídeo de um minuto de duração foi produzido em parceria com o Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à UFSCar, para a divulgação do Ludo Educativo pelas emissoras associadas à ASTRAL, que congrega as rádios e televisões mantidas pelo Poder Legislativo das esferas federal, estadual e municipal, incluindo a TV Senado, TV Câmara (federal). TVs das Assembleias Legislativas estaduais e TVs Câmaras Municipais. A Rede Legislativa conta com 59 canais de TV; 65 emissoras participantes e exibição em 250 municípios.

Neste ano, o diretor do CDMF e o diretor da Aptor Games realizaram uma primeira reunião com o diretor executivo do Consórcio de Municípios da Região Central (CONCEN), José Antônio da Silva Júnior, visando ampliar a adoção do Ludo Educativo nas redes de ensino municipais. 

Pandemia

Com a interrupção do ensino presencial nas escolas em decorrência da pandemia do coronavírus, o Ludo Educativo possibilita criar salas de aula para cursos a distância, promovendo uma experiência inédita no ensino municipal. Com o módulo Ludo Escola, dentro do Portal Ludo Educativo, os professores têm a oportunidade de utilizar cursos já disponibilizados na plataforma para aplicar a seus alunos ou mesmo criar seus próprios cursos, com diferentes módulos, em formato de jogos de tabuleiro. Os professores têm acesso a diferentes relatórios, inerentes ao curso, sala e aluno, para que possam analisar o desempenho dos alunos frente aos assuntos abordados no curso e o progresso de cada um nos módulos.

Também em à pandemia do coronavírus o Ludo Educativo lançou o “Vacinax – Segunda Dose”, um game que busca incentivar a vacinação e também reforçar sua importância especialmente no contexto da pandemia de COVID-19. Longo avalia que o lançamento deste jogo é extremamente importante diante da crise sanitária causada pela Covid-19 e pelo impacto deletério dos discursos negacionistas da Ciência na percepção popular sobre a vacinação. “Isso é demonstrado pelas estatísticas que indicam uma diminuição no Brasil da vacinação contra outras doenças nos últimos anos”, comenta o professor.

Outros dois games também foram lançados pelo Ludo Educativo no contexto da pandemia: Contra Corona e Contra Corona II. Os lançamentos se somam às diversas iniciativas de difusão do Centro destinadas ao auxílio no combate à Covid-19.

Avaliação digital

Escolas de ensino fundamental e médio da rede pública de ensino da região de São Carlos (SP), começaram em 2019 a aplicar, de forma-piloto, as avaliações dos estudantes de forma digital, em computadores, tablets e smartphones. O projeto pioneiro da plataforma de avaliação digital é fruto de parceria entre o CDMF/FAPESP), a Diretoria de Ensino da Região de São Carlos e a Aptor Software, empresa gerada a partir do CDMF (spin off).

Uma série de ações desde a formação de profissionais para o uso do aplicativo, mapeamento e ampliação da rede wifi das escolas até o suporte técnico culminaram em resultados exitosos da Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP). Um estudo estatístico, feito a partir dos dados obtidos com a aplicação das provas pela plataforma, mostrou que a ferramenta é eficiente.

Os índices extraídos dos resultados das provas, focadas nas habilidades de leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático, são usados pela Secretaria de Educação para aprimorar o processo educacional e desenvolver projetos voltados a melhorar as competências e habilidades dos alunos de acordo com a série e o bimestre.

 Além do ganho logístico e de redução do número de pessoas para aplicação das provas, a plataforma digital permite reduzir drasticamente o impacto ambiental pela substituição do papel e também agilizar o processo de correção e lançamento das notas nos sistemas.

Bimestralmente na Rede Estadual de Educação os alunos realizam avaliações, dentre elas a Avaliação de Aprendizagem em Processo – AAP, que tem como base a Matriz de Avaliação Processual, apresentando o desenvolvimento e aprendizado de cada aluno com foco nas habilidades leitora e escritora e raciocínio lógico-matemático. Tal ferramental permite orientar o processo educacional quanto às competências e habilidades a serem desenvolvidas com os estudantes, de acordo com a série e o bimestre.

A Diretoria de Ensino de São Carlos abrange os municípios de São Carlos, Itirapina, Ibaté, Dourado, Corumbataí, Ribeirão Bonito e Descalvado – e atende cerca de 27.000 estudantes, distribuídos em 46 unidades escolares. A cada edição da AAP, as provas de Língua Portuguesa possuem em média 8 folhas e de Matemática possuem em média 6 folhas, necessitando de aproximadamente 387.000 folhas.

Considerando que o gasto de água para a produção de uma folha de papel é em torno de 2 a 13 litros e que a aplicação dessas avaliações é feita 4 vezes ao ano, o impacto, em termos de litros de água, por ano em nossa região é de 21.840.000 litros de água. No estado de São Paulo, que possui cerca de 3,7 milhões de estudantes na rede estadual de educação, esse impacto passa a ser de 2.693.600.000 litros de água por ano.

Além disso, uma árvore produz 15 resmas de papel, só para Diretoria de Ensino da Região de São Carlos são necessárias aproximadamente 50 árvores em cada edição da avaliação. Esses números tão elevados levam a pensar como a tecnologia poderia auxiliar em uma ação que diminuísse o impacto ambiental e fosse de baixo custo aos cofres públicos.

Conheça alguns dos jogos disponíveis na plataforma Ludo Educativo

Contra Corona

A proposta do Contra Corona é a de informar as crianças das importâncias do distanciamento social, do uso de máscaras e cuidado ao espirrar e também de como lavar as mãos corretamente. O jogo possui um modo para cada tipo de informação. Na primeira, o jogador deve manter o distanciamento entre personagens no jogo, antes que eles tenham problemas de contaminação, também sendo capaz de colocar e trocar as máscaras desses personagens para que demore mais para se contaminarem. Na segunda, o jogador deve ficar atento a um local e evitar que pessoas se contaminem através de espirros. O jogo também pontua que não é possível sabermos quem está contaminado, e o jogador deve controlar o espaço e ficar atento aos personagens, evitar que espirrem e também colocar máscara neles. Na terceira, o jogador deve realizar os movimentos (acumulando pontos) para cada movimento que deve ser feito ao se lavar as mãos durante a pandemia, garantindo assim uma higienização total das mãos.

Vacinax – Segunda Dose

A proposta do jogo é a de informar as crianças das importâncias da vacinação. A versão Segunda Dose foi feita especificamente para comentar a importância da vacinação para COVID-19, mas continua genérica para qualquer outro tipo de vacina. No Vacinax, o jogador controla uma célula do sistema imune e deve encontrar todas as células infectadas, em um mapa “labirinto”, e destruí-las. Entretanto, inicialmente, a célula não pode destruir todas as células infectadas, pois ela possui um limite de células que consegue identificar como sendo infectadas (caso não identifique, elas parecem saudáveis), destruir (morrendo após um certo número de eliminações), e tempo de vida (eventualmente morrendo antes de conseguir encontrar todas as células infectadas). Conforme cada ciclo do jogo, o jogador será notificado que o corpo foi vacinado e poderá escolher uma dessas características para ser aprimorada ainda mais, com a vacinação. Eventualmente o jogador é capaz de ver, destruir e encontrar todas células infectadas e ganhar o jogo.

O Dever me Chama

O Dever me Chama é um jogo focado na tarefa de separar os lixos corretamente. O jogo começa com a nossa heroína descobrindo a importância da separação correta do lixo para realizar o processo de reciclagem. Essa nova descoberta motiva a heroína a coletar os lixos encontrados por ela e dar a eles o destino correto. Nessa aventura, o jogador irá explorar diferentes ambientes, como a casa da heroína, a escola onde ela estuda e o bairro onde ela mora. Em cada um desses ambientes o jogador deve procurar os lixos que estão espalhados pela fase, e no final realizar o processo de separação dos lixos. O Jogo conta com 6 fases diferentes, sendo duas para cada ambiente (Casa, Escola e Bairro), e diversos lixos.

DomiEnglish

O DomiEnglish é, em suma, um jogo de dominó, que permite ao jogador associar objetos, cores e números enquanto aprende suas versões em inglês. O jogador deve montar as cadeias de dominó associando os elementos do jogo a uma cópia deles ou à palavra inglesa que representa esse elemento. Por exemplo, é possível escolher uma peça com um círculo/quadrado (formas desenhadas) para se conectar a um lado do grupo de dominós que se encerra com triângulo/circle (forma desenhada e a palavra “circle”). O jogo pode ser jogado em 1 ou 2 jogadores.

Elementar

O Elementar é um jogo que trabalha com a tabela periódica e seus elementos. Nele, o jogador poderá responder perguntas de química e juntar moedas para comprar pacotes que possuem cartas de cada elemento da tabela periódica. Além disso, o jogo também conta com um estilo de jogo chamado de puyo-puyo, que trabalha com a reorganização de esferas para remoção de linhas, quase como uma variação do conhecido Tetris. Conforme o jogador pode colecionar os elementos da tabela periódica, ele pode verificar sua tabela periódica, liberar vídeos explicativos de cada elemento e também ver várias informações e exemplos de como os elementos da tabela na tabela são encontrados na natureza ou artificialmente criados.

Linha do Tempo – Roma

O Linha do Tempo – Roma é um jogo de cartas. Nele o jogador deve montar uma linha do tempo, cronologicamente com as cartas que possui. Ao colocar uma carta na linha do tempo, ele pode estar correto na ordem dos eventos (fixando a carta na linha do tempo), ou estar errado (descartando a carta de sua mão, perdendo seu combo e comprando uma nova carta). O objetivo do jogo é acabar com todas as cartas da mão, já que cada vez que o jogador acerta ele fica com uma carta a menos. O jogo pode ser jogado de 1 a 3 jogadores.

AlfaBeta Herói

O AlfaBeta Herói é um jogo de Português focado nos erros mais comuns da Língua Portuguesa. O jogo começa com um vilão alterando todas as palavras em placas e letreiros de uma cidade. O jogador deve, então, tentar corrigir todas as palavras que foram alteradas pelo vilão. Para isso, o jogador deverá identificar as palavras alteradas/erradas e apenas ligar as partes do Robô que não estiverem “danificadas”. O jogo conta com mais de 160 palavras em diversas categorias!

Patrulheiros da História

Patrulheiros da História é um jogo do tipo plataform, com o intuito de informar o jogador sobre parte da história e cultura africana. O jogador deverá desviar de seguranças e fazer acrobacias pelo mapa, enquanto procura partes de uma máscara histórica. Conforme o jogador progride por cada fase, é possível utilizar-se de efeitos como “desacelerar o tempo” para que seja mais fácil desviar dos seguranças, além de pular nas paredes. Ao encontrar cada parte da máscara, informações históricas são passadas ao jogador.

LabIncrível

LabIncrível é um jogo de puzzles focado em reflexão de luz, cores e ângulos. Quando os cientistas saem do laboratório, os ratinhos fazem a festa! O jogador deve ajudá-los a acordar outros ratinhos dorminhocos e para isso eles irão utilizar diversas luzes e espelhos encontrados no laboratório. O intuito é redirecionar as luzes de forma a chegar até os ratinhos que estão dormindo. Ainda assim, existem várias mecânicas que vão sendo apresentadas ao longo das fases, como espelhos com ângulos diferentes (90º, 45º entre outros), filtros de cores para acordar certos ratinhos e também a re-organização dos elementos das fases.

Resgatinhos

Resgatinhos point-and-click com o intuito de treinar alunos em quantidades, volumes, proporções e frações. O intuito do jogo é ajudar a personagem principal a reencontrar seus filhotes. O plano da gatinha para cumprir esse objetivo é o de acordar seu dono com o cheiro de bolinhos (Cupcakes), para que, então, ele abra a porta da cozinha. Ao longo do jogo, é possível coletar objetos nas telas fornecidas ao jogador, permitindo assim que ele consiga entender a receita que deve fazer. Entretanto, para isso, ele deve conseguir acessar o armário, gavetas e até mesmo abrir a geladeira resolvendo vários quebra-cabeças e calculando quantidades e volumes.

Quem Come o Quê

Quem Come o Quê é um jogo para treinar alunos no tema de teia alimentar. O jogo todo ocorre em um tabuleiro de 3×3, onde cada espaço possui uma relação com outro espaço. Quando o jogo começa, as relações no tabuleiro são fixas, e cartas com animais são apresentados para o jogador. Este deve, então, preencher o tabuleiro de uma forma válida, de acordo com qual animal se alimenta do que e suas relações na teia alimentar. O jogo conta com uma gama de mais de 150 animais e relações, além de possuir um “modo de tempo”.

Memória LudoEducativo

Memória LudoEducativo é um jogo da memória, com o intuito de trabalhar o raciocínio. O jogo segue a proposta de jogos da memória. Cartas são apresentadas ao jogador no começo e, após um tempo, são viradas para baixo. O objetivo do jogador é o de identificar os pares de cartas que eram iguais e selecioná-las (removendo-as do tabuleiro). O jogo possui um modo de tempo e várias dificuldades.

Acesso Belíssimo

Acesso Belíssimo tem o intuito de trabalhar com os alunos questões de acessibilidade pública através da construção de rampas, guias e a boa qualidade de calçadas. O jogador controla o novo secretário ou secretária responsável por garantir o acesso dos Feijovillenses a qualquer ponto da cidade. O jogador passará desde o perímetro rural até o centro metropolitano garantindo a construção de rampas de acesso em diversos pontos da cidade. Além disso, para ter sucesso em sua empreitada, o jogador também deverá estar atento às necessidades específicas de cada cidadão, fornecendo pisos táteis, consertando calçadas e movendo árvores para garantir que os pedestres cheguem até seus destinos.

Contra a Dengue 3

Contra Dengue 3 é um jogo estilo dungeon crawler (mapas com inimigos e exploração). O intuito é trabalhar o assunto de prevenção contra a dengue e as formas de evitar acúmulo de água parada.  O jogador controla a personagem principal de todos Contra Dengue, que é jogada em um mundo virtual. Lá ela deve explorar os mapas, limpar os focos da dengue e também evitar e eliminar mosquitos de diversos tipos. Ao longo dos mapas ela pode pegar doenças como Dengue Chikungunya e Zika, que criam desvantagens relacionadas aos sintomas mais comuns de cada uma das doenças. Além disso, existem chefes que devem ser derrotados para que o jogador consiga prosseguir para a próxima fase.

Aventureca

Aventureca é um jogo estilo plataform. O intuito é trabalhar o assunto de cores e suas misturas. O jogador controlará um personagem capaz de absorver ou misturar cores em seu próprio corpo. Dessa forma o jogador conseguirá avançar através de paredes da cor que o corpo do personagem possuir. Além disso, o jogador deverá coletar estrelas e também aprender outras mecânicas como a de pintar certas paredes, para depois atravessá-las. O jogo conta com 12 fases, com diversos níveis de dificuldade.

No Ritmo das Palavras (Remake)

No Ritmo das Palavras é um jogo com o intuito de trabalhar o assunto de sinônimos e antônimos para os alunos, além de difundir conceitos artísticos e de dança típica brasileira do Frevo. A função do jogador é a de encontrar os pares de palavras e também identificar se as palavras disponíveis para preencher os espaços são sinônimos ou antônimos das palavras apresentadas. Dessa forma o jogador passará por vários estágios e diversas palavras e suas variações. Caso o jogador erre, perde uma sombrinha típica do frevo e os personagens também errarão os passos da dança. Caso acerte, acumula pontos e os personagens exibem um passo da dança.

Manda Letra (Remake)

Manda Letra é um jogo focado na identificação de palavras e na correta forma de escrevê-las. A função do jogador é a de controlar uma pequena Triceratops e ajudá-la a completar as palavras que estão caindo como meteoros. A palavra também é identificada por uma imagem para facilitar o reconhecimento por parte do jogador. Ao acertar, os meteoros explodem antes de alcançarem o chão. Conforme o jogo avança, as palavras irão descer mais rapidamente.

TabuÁgua (Remake)

TabuÁgua é um jogo no estilo batalha-naval, permitindo aos jogadores definir a linha e coluna que desejam acertar através de contas da tabuada. A função do jogador é a de posicionar seus amigos na piscina, do seu lado (basicamente seus barquinhos) e, então, tentar vencer o jogo de queimada na piscina acertando os personagens do outro lado da piscina. Para isso, o jogador deve selecionar uma linha e coluna para fazer sua jogada e, para tal, deve realizar contas de tabuada que identificam essas linhas e colunas e escrever o resultado da conta.

 EcoCasa – Água (Remake)

EcoCasa – Água é um jogo focado no uso correto e sustentável de água dentro das atividades da casa. O jogador será apresentado com uma casa e uma barra de desperdício de água. A ideia é que o jogador identifique personagens que estão fazendo mau uso da água (no caso, diminuindo a quantidade de água disponível na barra) e removê-los da casa, trocando-os por um personagem que realiza a atividade de uma forma mais sustentável e consciente da água. Com o tempo, mais e mais personagens vão aparecendo ao mesmo tempo, e o jogador deve lidar com todos o mais rápido possível, antes que desperdicem muita água.

Ludo Escola:  Atlantis e LudoMix

O LudoMix é um jogo de tabuleiro. A intenção do jogador é chegar até o final do caminho e passar por todas as casas do tabuleiro.

O jogador se locomove jogando um dado e, então, andando aquela quantidade de casas.

Em várias casas o jogador poderá cair em uma casa que, para avançar e, efetivar seu movimento, ele deve responder às perguntas estipuladas no módulo.

Muitas vezes o tabuleiro também possui um atalho, que pode ser pego caso responda corretamente uma certa pergunta.

O Atlantis também é um jogo de tabuleiro. E a intenção do jogador também é a de chegar ao final do caminho, passando por todas as casas do tabuleiro e também todas Esfinges.

O jogador também joga um dado para se locomover, entretanto ele está restrito a seções do tabuleiro, que funcionam quase como um labirinto. Dentro dessas seções ele deve encontrar uma chave, para desbloquear a esfinge, evitando armadilhas em certas casas. Caso o jogador caia em uma armadilha, ele deve passar por um mini-game que é uma “provação” para avançar e ganhar itens que facilitam sua travessia no tabuleiro.

Ao chegar na esfinge e desbloqueá-la, o jogador poderá enfrentá-la, respondendo suas perguntas, provenientes do módulo. Ao acertar, o jogador consegue evitar gastar energia própria para vencer a esfinge. Caso erre, ele perde energia própria para vencer a esfinge e, ao zerar, perde o jogo e deve reiniciar o módulo.

Em ambos os casos, a plataforma do Ludo Escola permite que professores criem cursos compostos por múltiplos módulos de perguntas e use-os com uma turma de forma privada, além de também permitir que publiquem seu curso de perguntas na plataforma, disponibilizando esse para outros professores utilizarem também.

Para mais informações acesse: www.ludoeducativo.com.br e selecione a opção “Ludo Escola”.

O tutorial completo está disponível no vídeo abaixo: 

CDMF

Com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

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O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.