CDMF Papers – Chiral phonons in microcrystals and nanofibrils of biomolecules

O pesquisador André Farias de Moura, professor do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e integrante do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), é um dos autores do artigo “Chiral phonons in microcrystals and nanofibrils of biomolecules”, publicado recentemente na Nature Photonics.

O artigo relata o desenvolvimento de um a nova técnica para obtenção de medidas na região de terahertz e como essas medidas permitem analisar a qualidade de suplementos alimentares de peptídeos e aminoácidos ou auxiliar no diagnósticos de doenças caracterizadas pela formação de fibras como é o caso da doença de Alzheimer, e de cristais, como por exemplo, os cálculos renais.

Além disso, a nova técnica também poderá ser aplicada na aceleração e controle da síntese de novos materiais para diversas aplicações, entre elas o desenvolvimento de novos fármacos para o desenvolvimento de novos fármacos.

O trabalho é mais um resultado da parceria estabelecida por Moura com o grupo de pesquisa coordenado por Nicholas A. Kotov, na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. A pesquisa conta ainda com a colaboração de pesquisadores de outras universidades e instituições.

Além de Moura, o artigo conta com a autoria de Won Jin Choi, Keiichi Yano, Minjeong Cha, Felippe M. Colombari, Ji-Young Kim, Yichun Wang, Sang Hyun Lee, Kai Sun, John M. Kruger e Nicholas A. Kotov.

O artigo pode ser acessado no repositório do CDMF clicando AQUI.

CDMF

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2924 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.