Professor da UJI e parceiro do CDMF apresenta palestra no CNPEM

Jefferson Bettini (LANano), Juan Andrés (UJI), Edson Leite (LNNano/UFSCar/CDMF), Miguel San Miguel (CDMF/Unicamp)

O pesquisador Juan Andrés, professor da Universitat Jaume I (UJI), da Espanha, que está no Brasil para mais um período de atividades conjuntas com os integrantes do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), apresentou, no último dia 8 de abril, a palestra “Origem /Kirigami durante o mapeamento da morfologia ( Nano/cristal)” para os pesquisadores do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), no Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM).

Na apresentação, Andrés também abordou os diversos avanços científicos alcançados por seu grupo de pesquisa em sua longeva parceria com o CDMF, além de discutir novos caminhos para a pesquisa na área de materiais multifuncionais. A palestra foi dedicada ao pesquisador Elson Longo, Professor Emérito da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Diretor do CDMF, com quem Andrés desenvolve pesquisas há mais de duas décadas.

Na oportunidade o pesquisador também visitou as instalações do CNPEM e discutiu futuras possibilidades de parcerias entre a instituição e seu grupo de pesquisa. A visita de Andrés foi realizada a partir do convite do pesquisador pelo pesquisador Edson Leite, professor do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar), Vice-Diretor LNNano e Vice-Diretor do CDMF.

Na visita ao CNPEM, Andrés foi acompanhado pelo  pesquisador Miguel San Miguel, professor do Instituto de Química (IQ) da Unicamp e também integrante do CDMF.

Nesta semana o pesquisador começa a segunda etapa de sua estadia no Brasil com atividades na UFSCar em conjunto com Longo e sua equipe.

CDMF

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.