Projetos de pesquisadores do CDMF são contemplados em Chamada Pública da Finep

Ao todo, três projetos do centro foram aprovados

Os pesquisadores integrantes do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e docentes do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) Lucia Helena Mascaro, André Farias de Moura e Emerson Rodrigues de Camargo, tiveram seus projetos de pesquisa contemplados via Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) na Chamada Pública realizada na área de Materiais Avançados e Minerais Estratégicos.

Os projetos aprovados foram “Materiais Avançados para recuperação, tratamento e monitoramento do meio ambiente (MARTMA)”, coordenado por Mascaro, o qual foca no desenvolvimento e aplicação de materiais avançados para área de meio ambiente, enfatizando: abatimento de gases poluentes e geradores de efeito estufa; produção de água potável e tratamento de efluentes e reciclagem e aproveitamento de resíduos. 

Inscrito por Camargo, “Design, síntese e aplicações de materiais avançados para diagnóstico e tratamento do câncer (MADTCANCER)”, pretende o completo desenvolvimento de um sistema de combate ao câncer, que incluirá o desenvolvimento de sensores seletivos para o diagnóstico da doença, de novas drogas específicas e de um novo sistema de transporte e liberação controlada dos medicamentos.

Fechando o trio de projetos aprovados do CDMF, “Desenvolvimento Teórico-Computacional-Experimental de Novos Materiais Avançados Funcionais e suas Aplicações (COMPUTMAT)” é o projeto coordenado por Moura, que, considerando o aumento contínuo do papel das contrapartidas computacionais como parte essencial em pesquisas de caráter básico e/ou aplicado, propõe a busca pelo design de novos materiais funcionais.

A Finep é um órgão federal vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação e destinou aos projetos do CDMF o valor na ordem dos R$ 4,7 milhões. Lançado em 2020, o edital contempla as linhas temáticas de pesquisa: Saúde e Tecnologias Assistivas, Meio Ambiente, Defesa e Segurança Pública, Energia e Mobilidade, Descoberta Inteligente de Novos Materiais (Materials Informatics) e Mapeamento Geológico Marinho (Blue Mining).

CDMF

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.