CDMF Papers – Investigation of the influence of the void fraction on the energy consumption of a vertical electrolyser under natural convection

O pesquisador Evaldo Batista Carneiro Neto, pós-doutorando no Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e integrante do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), é um dos autores do artigo “Investigation of the influence of the void fraction on the energy consumption of a vertical electrolyser under natural convection”, publicado no Journal of Environmental Chemical Engineering.

O trabalho apresenta uma simulação versátil de CFD (Computational Fluid Dynamics) que descreve um eletrolisador de água alcalina, que considera o desempenho do eletrólito, materiais do eletrodo, membrana separadora e o impacto das bolhas geradas na eletrólise considerando reações anódicas e catódicas ao mesmo tempo.

Além de Evaldo, o artigo conta com autoria de Gabriel Wosiak, Jeyse da Silva, Sthefany S. Sena, Mauro C.Lopes e Ernesto Pereira.

O artigo pode ser acessado no repositório do CDMF clicando AQUI.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.