Nanoarte do CDMF ilustra revista comemorativa dos 70 anos do CNPq

Nomeada “Bolas de Tênis”, a obra exibe nanopartículas de prata

O pesquisador Ricardo Tranquilin, associado ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e que vem desenvolvendo um trabalho notável com a prática da nanoarte, teve uma de suas nanofotografias publicada na edição especial da REVISTAq, que comemora os 70 anos de criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

Nomeada “Bolas de Tênis”, a obra exibe nanopartículas de prata que foram captadas com a ajuda de microscópios eletrônicos de alta precisão, capazes de transformar partículas 100 mil vezes menores que um fio de cabelo em arte. Em 2012, essa mesma nanofotografia foi premiada com o terceiro lugar no II Prêmio de Fotografia, Ciência & Arte, promovido pelo CNPq anualmente desde 2011.

O trabalho de captação de imagens de materiais em escala nanométrica que é desenvolvido no CDMF apresenta por meio da nanoarte a face oculta desses materiais, como suas múltiplas morfologias e propriedades. Durante o processo de colorização digital, uma vez que as imagens originais são captadas em preto e branco, surgem, enfim, figuras semelhantes a objetos do cotidiano. Dessa forma, esses artistas e pesquisadores criam uma nova imagem, transformando-a em arte e chamando a atenção para a ciência atual e seus meandros invisíveis a olho nu.  

A edição especial da REVISTAq está disponível para download no link: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/revistaq-edicao-70-anos.pdf

CDMF

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.