CDMF abre vaga de Pós-Doutorado em Química

Química de Materiais

Uma vaga de pós-doutorado está disponível no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), com sede no Departamento de Química da UFSCar – um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP. O pesquisador selecionado trabalhará na área de Química de Materiais.

No projeto, avalia-se materiais catalisadores da redução fotocatalítica seletiva de CO2 para CH3OH a partir de óxidos semicondutores já de conhecimento do grupo de pesquisa. Para isso, materiais com potencial para fotorredução serão sintetizados e analisados quanto à redução de CO2. O projeto será conduzido no âmbito do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiado pela FAPESP com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Os candidatos devem possuir o título de doutor em Química, Ciência de Materiais ou áreas afins, com no mínimo uma (01) publicação preferencialmente como primeiro autor comprovando experiência prévia na temática de síntese de nanopartículas e aplicação de materiais fotocatalíticos, caracterização eletroquímica ou cromatografia gasosa. Recém-doutores com alta produção (duas publicações em revistas de alto Fator de Impacto – IF > 10) terão preferência. Os candidatos devem comprovar experiência internacional mínima de quatro meses em instituição de reconhecida reputação fora do país de origem. Não serão consideradas experiências durante a graduação ou mestrado para este requisito.

Inscrições

O candidato deverá enviar, até 20/07/2022, para o e-mail lmascarosal@gmail.com, os seguintes documentos: 

a. Currículo (4 páginas) com registro ORCID atualizado;
b. Carta de apresentação (de duas a três páginas) contendo título e resumo da Tese de doutorado, trabalhos publicados mais relevantes, trabalhos em pós-doutorado anteriores, e explicitando o atendimento dos pré-requisitos;

Aplicações que não atendam a todos os requisitos da Chamada serão desconsideradas.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Mais informações em: https://bit.ly/3ALzALF

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2821 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.