Doutorandos do Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos (PPGQ – UFSCar) vinculados ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) estiveram recentemente realizando, através da FAPESP, doutorado sanduíche em universidades da europa. Os pesquisadores são orientados no Brasil por Lucia Helena Mascaro, docente do Departamento de Química (DQ) da UFSCar e integrante do CDMF.
Magno Costa Barcelos, cujo o projeto de pesquisa é intitulado “Projeto- Síntese e caracterização de heteroestruturas baseadas em SLG/Mo/Sb2Se3/CdS/ZnO/cocatalisador para aplicações fotoeletro catalíticas”, esteve de novembro de 2021 a julho de 2022 realizando estudos na Universitat Politècnica de Catalunya, em Barcelona, Espanha, sob a supervisão do professor Edgardo Saucedo.
No mesmo período, Hugo Leandro Sousa dos Santos desenvolveu sua pesquisa na University of Helsinki, em Helsinki, Finlândia. O projeto “Desvendando o efeito do tamanho e da composição sobre a atividade foto eletrocatalítica de sistemas híbridos contendo CuO e nanopartículas plasmônicas” contou com a supervisão do professor Pedro Henrique Cury Camargo.
Ainda em andamento, a pesquisadora Marina Medina ficará entre julho e dezembro deste ano na Forschungszentrum Jülich, em Jülich, Alemanha. O projeto “Compostos baseados em MoS2 preparados por eletrodeposição como catodos para eletrólise da água por membrana trocadora de prótons” está sendo desenvolvido sob supervisão do professor Ralf Peters.
CDMF
O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).