Através do “Programa Vem Saber”, alunos de ETEC em São Carlos fazem imersão na área da Física

Projeto é coordenado por pesquisador do CDMF

Ao todo, vinte e cinco alunos da ETEC Paulino Botelho, em São Carlos,  fizeram uma imersão em conteúdos teóricos e experimentais da Física através da Escola de Física Aplicada Marie Curie. As atividades aconteceram nos dias 24 e 25 de setembro, nas dependências do Centro de Apoio Didático do campus II da USP, e foram organizadas pelo “Programa Vem Saber”.

Para a estudante Morena Leão Marchette, as aulas teóricas de biotecnologia e de laser aplicado à Medicina foram as principais novidades. “Não tinha visto nada parecido com isso na minha escola, achei muito bom. O laboratório de sábado à noite foi o mais difícil e interessante”, disse.

“Gostei bastante da Escola de Física por vários aspectos, um dos principais foi ter a experiência de como é a vida de um universitário. A maneira que as aulas foram ministradas e os conteúdos foram bem legais, gostei de tudo. Se tiver outra oportunidade quero participar”, avaliou o estudante Gustavo Barros Basso.

De acordo com o diretor do “Programa Vem Saber” e pesquisador do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), Prof. Antonio Carlos Hernandes, através do projeto foi possível oferecer uma oportunidade aos estudantes de conhecer temas da Física contemporânea de uma maneira única. “A Escola de Física Aplicada é mais uma iniciativa que organizamos destinada aos alunos do ensino médio das escolas públicas. Nesse caso, foram 24 horas de atividades. Os estudantes saíram cansados, mas felizes com o que puderam aprender e ver ao longo das atividades”, concluiu.

CDMF

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.