Pesquisadores do CDMF publicam estudo sobre efeitos citotóxicos causados por nanotubos de carbono em macrófagos murinos

Cellular Physiology and Biochemistry divulgou o artigo

O desenvolvimento de novos nanomateriais vem crescendo nas últimas décadas para trazer benefícios em diversas áreas. Entre os destaques estão as nanopartículas à base de carbono, que possuem propriedades físico-químicas únicas e podem ter diversas aplicações. Entretanto, o uso de novos nanomateriais demanda estudos toxicológicos prévios para evitar possíveis efeitos nocivos à saúde.

Para elucidar algumas questões relativas ao assunto, um grupo multidisciplinar de pesquisadores vinculado a diferentes centros de pesquisa, incluindo o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), elaborou o artigo “Cytotoxic Effects Caused by Functionalized Carbon Nanotube in Murine Macrophages”. Publicado no periódico Cellular Physiology and Biochemistry, o estudo investiga o perfil citotóxico de um novo nanotubo de carbono com paredes múltiplas (MWCNT) funcionalizado com tetraetilenopentamina, denominado OCNT-TEPA, utilizando ensaios in vitro em células de macrófagos murinos da linhagem J774 A.1.

Por meio da caracterização do OCNT-TEPA por microscopia eletrônica de transmissão (TEM) e microscopia eletrônica de varredura (MEV), entre outros métodos aplicados durante a pesquisa, os dados mostraram uma diminuição significativa da viabilidade celular dos roedores. Além disso, foi detectado o aumento da produção de espécies reativas de oxigênio (ROS) e óxido nítrico (NO), alteração do potencial de membrana mitocondrial, aumento dos níveis de citocinas inflamatórias, alteração da morfologia celular, ativação da via da Caspase 3 e, consequentemente, a morte celular nas maiores concentrações de OCNT-TEPA testado nos períodos de 24 e 48 horas.

As análises realizadas, portanto, mostraram que o OCNT-TEPA tem um perfil citotóxico dose-dependente, que pode ser prejudicial aos macrófagos murinos (J774 A.1) e representar um risco à saúde de animais e humanos. Os próximos passos da pesquisa visam entender a dinâmica de toxicidade destes materiais em modelos in vivo.

O estudo contou com a autoria dos pesquisadores Krissia Franco de Godoy, Marcelos Assis, Joice Margareth de Almeida Rodolpho, Bruna Dias de Lima Fragelli, Luciana Camillo, Patrícia Brassolatti, Camila Tita Nogueira, Carlos Speglich, Elson Longo e Fernanda de Freitas Anibal, e com o apoio e parceria das instituições FAPESP, CNPq, CAPES, FINEP e Universitat Jaume I.