Pesquisadores do CDMF publicam capítulo em livro sobre simulações computacionais aplicadas a química verde

A edição foi lançada pela Elsevier

Os pesquisadores Otto V. M. Bueno e Miguel A. San Miguel, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e vinculados ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), são os autores do capítulo “Computational design of cutin derivative bio-materials from fatty acids” publicado no livro “Green Chemistry and Computational Chemistry: Shared Lessons in Sustainability”. 

Lançado pela editora Elsevier, o livro apresenta em 18 capítulos diversos estudos baseados em simulações computacionais aplicadas a diferentes problemas de química verde. A edição foi organizada pela pesquisadora emérita Liliana Mammino.

No capítulo de autoria dos pesquisadores do CDMF em colaboração com o pesquisador José Jesús Benítez, do Instituto de Ciencias de Materiales de Sevilla (ICMS), na Espanha, são apresentados os avanços recentes em um tipo de materiais verdes com propriedades físicas e químicas muito semelhantes às das plantas. Esses materiais constituem a base para uma família de bioplásticos com características verdes, como não-toxicidade e biodegradabilidade, e também com aplicações diárias, como filmes finos para melhor preservação de alimentos. Os autores também apresentam o uso de técnicas atomísticas computacionais como uma estratégia crucial na compreensão de algumas questões em nível atômico.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.