Pesquisadores do CDMF realizam visita técnica à universidade de Aix Marseille, França

Colaboração com grupo francês se mantém há mais de 10 anos

No início deste ano, a pesquisadora Ariadne Catto e o professor Luís Fernando da Silva, ambos vinculados ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), realizaram uma visita técnica à Université Aix Marseille, na cidade de Marselha, França. A visita aconteceu em colaboração com os pesquisadores Khalifa Aguir, Sandrine Bernardini e Tomas Fiorido. 

Além de discutir alguns trabalhos que já estão em andamento, Catto conta que foi à universidade francesa com o objetivo de realizar testes complementares de detecção de gás e investigar as propriedades sensoras de compostos óxidos semicondutores, como Fe2O3, SnO2 e WO3. A colaboração com o grupo francês na área de materiais sensores se mantém há mais de 10 anos e tem resultado em trabalhos e publicações em jornais de alto nível de excelência.

Recentemente os pesquisadores publicaram um trabalho reportando um método alternativo para obter sensores de gases tóxicos. Maiores detalhes podem ser consultados na publicação: https://doi.org/10.1016/j.jallcom.2023.169444.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.