Óxido de cobre melhora atividade fotorredutora de semicondutor

Entre outros efeitos, pequenas quantidades do material aumentaram a produção de acetona e metanol

Um artigo publicado no último dia 3 no Journal of Photochemistry & Photobiology, A: Chemistry descreve um estudo em que pequenas quantidades de óxido de cobre (CuO) foram adicionadas a um semicondutor de vanadato de bismuto (BiVO4) e óxido de bismuto (Bi2O3) com variados efeitos positivos para a redução fotoquímica de dióxido de carbono (CO2). O uso do óxido melhorou a transferência de carga, mitigou a recombinação de carga e aumentou a absorção de luz visível e a produção de acetona e metanol.

Segundo Lucia Mascaro, autora sênior do artigo e pesquisadora do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE), o método permite capturar o CO2 onde é produzido em grande quantidade, como na extração de petróleo ou produção de aço e hidrogênio, e, com o uso do fotocatalisador, transformar esse gás em outra molécula orgânica, que pode ser um combustível ou outro produto com valor agregado.

O trabalho se insere na busca de métodos que promovam a reutilização ou a conversão de dióxido de carbono em compostos químicos valiosos visando a diminuição desse gás de efeito estufa na atmosfera por meio da mimetização de processos naturais, como a fotossíntese.

Além de Mascaro, os autores Patricia Gon Corradini, Juliana Ferreira de Brito, Sirlon F. Blaskievicz  e Byanca S. Salvati já foram ligados ao CDMF. Também assinam o artigo as pesquisadoras Beatriz Costa e Silva Menezes e Maria Valnice Boldrin Zanoni.

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.