
A coordenadora de pesquisa do CDMF Lucia Helena Mascaro, professora do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ-UFSCar) e também pesquisadora do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE), publicou na terça-feira, 11, um artigo na revista científica Construction and Building Materials.
Intitulado “Electrochemical study on the chloride corrosion susceptibility of cementitious composites produced with sugarcane bagasse ash sand”, o trabalho descreve uma pesquisa realizada utilizando concreto com adição de areia de cinza de bagaço de cana-de-açúcar. O material foi usado em compósito cimentício, substituindo parte da areia fina, e apresentou boa resistência à corrosão, mostrando-se uma alternativa viável e mais sustentável ao concreto convencional para aplicação em estruturas de concreto armado.
CDMF
Com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).