Departamento de Química oferece bolsa de pós-doutorado em Catálise e Materiais

Candidatos devem ter experiência internacional e título de doutor obtido entre um e quatro anos atrás

O Departamento de Química da UFSCar está oferecendo uma bolsa de pós-doutorado dentro do projeto “Métodos sintéticos sustentáveis empregando catálise, solventes verdes, reagentes seguros e materiais de partida renováveis”.

No projeto, avalia-se materiais catalisadores para a eletrólise da lignina Kraft para formação seletiva de vanilina de fontes renováveis. O projeto terá foco no desenvolvimento, caracterização e aplicação dos catalisadores e será conduzido no âmbito do CERSusChem – Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável, um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) em parceria com a GSK, com sede na UFSCar.

Os candidatos devem ter título de doutor em Química, Ciência de Materiais ou áreas afins obtido há no mínimo um ano e no máximo quatro anos, além de publicações em catálise, síntese e caraterização de materiais, preferencialmente como primeiro autor, comprovando experiência prévia na temática do projeto. Recém-doutores com alta produção (duas publicações) terão preferência. Os candidatos devem comprovar experiência internacional mínima de 12 meses em instituição fora do país de origem. Não serão consideradas experiências durante a graduação ou mestrado para este requisito.

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 9.047,40 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Interessados devem enviar para a professora Lucia Mascaro (lmascarosal@gmail.com), até 15 de agosto, o currículo (quatro páginas) com registro ORCID atualizado e uma carta de apresentação (duas a três páginas) contendo título e resumo da tese de doutorado, pós-doutorado anteriores e explicitando o atendimento dos pré-requisitos.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.