O artigo “Formation of Metallic Ag on AgBr by Femtosecond Laser Irradiation”, publicado em 1º de junho de 2022, foi o mais lido da revista Physchem em 2022. Assinado pelos membros do CDMF Elson Longo (Universidade Federal de São Carlos), Miguel A. San-Miguel (Universidade Estadual de Campinas) e Edison Z. da Silva (Universidade Estadual de Campinas), em colaboração com Luís Cabral (Universidade Estadual de Campinas), Juan Andrés (Universidade Jaume I), o trabalho discute os efeitos da irradiação do laser femtossegundo em brometo de prata (AgBr).
A irradiação por laser femtossegundo (FLI) possui a capacidade de produzir e funcionalizar novos materiais através do controle das propriedades estruturais, eletrônicas e ópticas desses materiais. Os pesquisadores utilizaram dois métodos diferentes para analisarem os efeitos do laser: FT-DFT (finite-temperature density functional theory) e AIMD (ab initio molecular dynamics). Os resultados mostraram que a partir do momento em que, a temperatura eletrônica atinge 2.00 eV, ocorre a formação de clusters metálicos de prata (Ag), e, quando atinge 5.00 eV, ocorre a formação de Br3 −.
CDMF
Com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).