Químico inglês Chris Blackman dará palestra na UFSCar

Professor da UCL falará sobre sensores de gases

O pesquisador Chris Blackman, professor da University College London (UCL), na Inglaterra, dará uma palestra no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da UFSCar no próximo dia 29.

Na palestra, intitulada The role of surface oxygen vacancies in the gas sensing mechanism of SnO2 (O papel das vacâncias de oxigênio superficiais no mecanismo de sensoreamento de gás do dióxido de selênio), apresentará os recentes trabalhos desenvolvidos por seu grupo na área de processamento de materiais visando sua aplicação como sensores de gás. Nos últimos anos, o grupo tem focado no uso de diferentes técnicas experimentais de caracterização para compreender os mecanismos envolvidos no funcionamento de sensores de gás baseados em óxidos metálicos semicondutores.

Blackman é professor de Química Inorgânica na UCL, com mais de 120 publicações internacionais nas áreas de monitoramento ambiental, saúde e energia, 40 das quais tratam especificamente do desenvolvimento de novos materiais para aplicação como sensores de gás mais eficientes e seletivos. Publicou artigos de alto impacto sobre sensores de gás na revista Advanced Functional Materials e um artigo convidado para a edição especial “Emerging Investigators” da revista Chemical Communications, além de ter sido um dos agraciados com o Prêmio PW Allen 2016 da The Chartered Society of Forensic Sciences por um artigo sobre análise de fragrâncias transferidas e suas implicações forenses. Colabora com grupos de universidades do Reino Unido e outros países da Europa nas áreas de síntese e caracterização de materiais para aplicações funcionais, tem experiência em colaboração industrial e desenvolvimento de propriedade intelectual, com projetos recentes junto a várias empresas de sensores de gás sediadas no Reino Unido que visam à fabricação industrial de dispositivos microssensores de gás. Atualmente orienta 8 alunos de doutorado, com projetos nas áreas de síntese de materiais para aplicações em sensores de gás, catálise e fotocatálise.

Serviço: Palestra The role of surface oxygen vacancies in the gas sensing mechanism of SnO2, 29 de setembro de 2023, às 10h. Auditório do CCET.

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.