Cientistas propõem converter resíduos plásticos em nanomaterial para armazenar energia

Tema foi abordado em artigo publicado na revista Waste Management

Cientistas propõem converter resíduos plásticos em nanomaterial para armazenar energia

Agência FAPESP* – A conversão de resíduos plásticos em nanoestruturas de carbono para supercapacitores eletroquímicos (dispositivos para armazenamento de energia) é tema de estudo publicado por pesquisadores brasileiros na revista Waste Management.

Entre os autores está Luiz Fernando Gorup, professor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e integrante do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Como destaca o artigo, o crescimento rápido da fabricação de produtos plásticos ultrapassou a capacidade global de lidar com esse tipo de resíduo, tornando-se uma preocupação ambiental significativa, assim como o descarte inadequado de supercapacitores.

Uma possível resposta ao problema é a conversão dos resíduos em materiais de alto valor, como supercapacitores feitos de nanomateriais de carbono. Entre as várias metodologias de reciclagem, a pirólise se destaca pela simplicidade e eficiência no tratamento de resíduos plásticos misturados, resultando na produção de materiais carbonáceos com diversas dimensões (0D, 1D, 2D e 3D). Assim, dizem os autores, essa tecnologia oferece novas possibilidades para a utilização de resíduos plásticos e de outros tipos na criação de materiais à base de carbono mais acessíveis para supercapacitores.

Ainda segundo os autores, o artigo foi elaborado com base nos conhecimentos adquiridos ao longo de anos de pesquisa no CDMF e os temas foram abordados a partir da perspectiva dos materiais nanométricos.

Além de Gorup, assinam o artigo Elisangela Pacheco da Silva (Universidade Estadual de Maringá – UEM), Vanessa Hafemann Fragal (UEM), Elizângela Hafemann Fragal (UEM), Thiago Sequinel (Universidade Federal de Dourados), Rafael Silva (UEM) e Edvani C. Muniz (UEM, Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Universidade Federal do Piauí).

O artigo Sustainable energy and waste management: How to transform plastic waste into carbon nanostructures for electrochemical supercapacitors pode ser acessado em: www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0956053X23005354?via%3Dihub.

* Com informações do CDMF, um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão da FAPESP.

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.