CDMF integra laboratório em novo Centro de Pesquisa da UFSCar

CPqMAE reúne conjunto de oito laboratórios e conta com investimentos da Petrobras, ANP e FAPESP

O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) participou da inauguração do Centro de Pesquisas em Materiais Avançados e Energia (CPqMAE), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O evento ocorreu na última sexta-feira (14) e teve a participação de diversas autoridades do meio científico em São Carlos.

O Centro reúne um conjunto de oito laboratórios, áreas de convivência e eventos, totalizando 3.600 m2 de área coberta e em torno de mais 2 mil m2 em área construída complementar às estruturas básicas.

Em um desses oito laboratórios do novo Centro será instalado o Núcleo de Inovação do CDMF, coordenado pelo professor Edson Leite, que recebeu mais de R$ 300 mil em investimentos da FAPESP. O CPqMAE foi criado a partir da interação entre a UFSCar, Petrobras e Agência Nacional do Petróleo (ANP), contando com mais de R$ 20 milhões em investimentos.

O Núcleo será o braço de inovação do CDMF e terá como missão estabelecer meios de transformar o conhecimento gerado nos laboratórios de pesquisa em novas aplicações tecnológicas que beneficiem a sociedade. Um dos objetivos do Núcleo é fomentar a interação com grandes empresas, auxílio técnico e científico a empresas de alta tecnologia e criação de spin-offs a partir de pesquisas desenvolvidas no próprio CDMF.

A nChemi, uma das spin-offs do CDMF, fará parte do Núcleo através de convênios firmados com a FAPESP. A empresa atuará na área de desenvolvimento, produção e aplicação de nanomateriais funcionais e conta com o auxílio técnico-científico e de infraestrutura do CDMF. “A nChemi realizará parte de seu desenvolvimento dentro do novo centro, e auxiliará no seu crescimento buscando novas parcerias e investimentos para o crescimento do centro”, explicou Bruno Lima, um dos fundadores da empresa, que surgiu nos corredores do CDMF a partir de alunos de graduação e pós.

O diretor do CDMF, professor Elson Longo, ressaltou a importância do incentivo a inovação através das spin-offs e como o novo centro ajudará nas parcerias entre indústria e universidade. “A inovação é peça fundamental para o desenvolvimento do país. Este novo centro reúne todos os elementos para a produção de tecnologia de ponta, resultando em novos parâmetros para o crescimento industrial”, disse.

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).