Pesquisadores da UFGD visitam CCMC

Equipe da UFGD desenvolve pesquisas em colaboração com CCMC envolvendo materiais vítreos e biocombustíveis

O Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC) recebeu durante o mês de maio uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul, liderada pelo Prof. José Ezequiel de Souza da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET) da referida universidade. O motivo da visita foi a sequência de uma colaboração estabelecida com os docentes do CCMC Antonio Carlos Hernandes e Jean Claude M’Peko respectivamente, na área de materiais vítreos e materiais vítreos e biocombustíveis.

O Prof. José Ezequiel mantém vínclulos colaborativos com os docentes do CCMC atuando nos seguintes projetos de pesquisa: “Síntese e caracterização físico-química de vidros boratos” e “Síntese de biodíesel e estudo de suas propriedades elétricas e dielétricas”.

Duas mestrandas  compunham a equipe do Prof. José Ezequiel: Nicele Brito Pimentel e Simone Bittencourt dos Santos que realizaram análises dos materiais que são objeto de pesquisa de seus trabalhos. A pesquisadora Nicele preparou uma série de vidros de composição B2O3 – CaO – LiO e fará durante o trabalho de mestrado uma avaliação da influência da substituição do óxido de Cálcio por óxido de Lítio nas propriedades físico-químicas das amostras. Já Simone atua em seus mestrado analisando a variação das propriedades elétricas de amostras oelaginosas durante o processo de transesterificação.

Em declaração à Assessoria de Comunicação do CCMC, o Prof. José Ezequiel avaliou a visita de sua equipe ao Grupo de Pesquisa, destacando a etapa que estão realizando nos projetos em colaboração: “O principal motivo da visita foi a caraterização elétrica de materiais vítreos e oleaginosos, porém outras análises como FTIR, Raman, densidade e viscosidade, além de medidas de DRX e DTA, também foram realizadas. Espera-se concluir o trabalho de caracterização dos materiais sintetizados para a posterior publicação dos resultados. Os resultados também serão imprescindíveis para a elaboração do trabalho de mestrado de duas alunas”, finalizou.

Amanda Murgo
Sobre Amanda Murgo 134 Artigos
Educadora do Laboratório de Difusão Científica (LaDiC) do Grupo Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC/IFSC/USP) no âmbito das ações de Difusão Científica do CDMF. Assessora de Comunicação do CCMC/LaDiC/CDMF desde 2010. Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos com estágio no Projeto "História da Ciência e Meio Ambiente - as demandas por energia através da História" (CCMC/IFSC/USP/CDMF) de abril de 2013 a julho de 2014. Atua ministrando cursos de Educação Ambiental em escolas de Rede Básica de Ensino e Educadores com a temática pelo CDMF até os dias atuais.