Pesquisadores do CDMF realizam visita técnica ao European Synchrotron Radiation Facility (ESRF) na França

Laboratório de luz síncrotron é dedicado à caracterização de materiais

Durante seu estágio em pesquisa no exterior, a pesquisadora Ariadne Catto (BEPE FAPESP 2021/12684-8) juntamente com o professor Luís Fernando da Silva, ambos vinculados ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), realizaram uma visita técnica ao European Synchrotron Radiation Facility (ESRF), localizado na cidade de Grenoble, França. A visita aconteceu em colaboração com o pesquisador João Elias F. S. Rodrigues, que pesquisa materiais termoelétricos sob altas pressões, utilizando a técnica de espectroscopia de absorção de raios X (linhas de luz BM23/ID24).

O European Synchrotron Radiation Facility (ESRF) é um dos principais laboratórios de luz síncrotron dedicados à caracterização de materiais no mundo, sendo o primeiro de quarta geração. Pesquisadores de diversas instituições de pesquisa ou vinculados a indústrias realizam importantes estudos no ESRF.

De acordo com Luís Fernando da Silva, professor do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos (DF – UFSCar), “a visita foi uma interessante oportunidade para discutirmos alguns trabalhos que estão em andamento, além de poder conhecer um laboratório deste nível de excelência”. O pesquisador também destacou que mantém colaboração com o pesquisador João Elias F. S. Rodrigues em estudos sobre aspectos relacionados às ciências dos materiais.

Ariadne Catto, que atualmente desenvolve sua pesquisa com ênfase no desenvolvimento de dispositivos sensores de gás baseados em óxidos metálicos semicondutores, reforçou a importância desta visita técnica para o estabelecimento de novas parcerias internacionais. “Através desses encontros podemos identificar temas de interesse em comum com pesquisadores internacionais e assim projetarmos futuras colaborações na área de caracterização de materiais utilizando técnicas avançadas”. 

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.