CDMF apresenta inovação na Reunião Anual da SBPC

Empresas parceiras do Centro exibem os produtos desenvolvidos através das pesquisas; Ludo Educativo e Nanoarte compõem participação do CDMF no evento

O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) está participando da 67ª Reunião Anual da SBPC com stands apresentando as inovações produzidas pelas empresas parceiras do Centro. Compondo a programação, o grupo de desenvolvimento de jogos educacionais Ludo Educativo participa da SBPC Jovem e a exposição Nanoarte está sendo apresentada na Biblioteca Comunitária (BCo). O evento teve sua abertura neste domingo (12) e acontece até sábado (18) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O tema da 67ª Reunião Anual é “Luz, Ciência e Ação”, em alusão ao Ano Internacional da Luz, celebrado em 2015. A programação científica começou nesta segunda-feira (13), no campus São Carlos da UFSCar. O evento conta ainda com conferências e uma programação científica composta por mesas redondas, minicursos e apresentação de trabalhos em sessões de pôsters, dentre outros eventos, em um total de mais de 200 atividades ao longo da semana.

As empresas parceiras do CDMF apresentam produtos fruto das pesquisas desenvolvidas através do envolvimento com o Centro. Participam dos stands a NANOX Tecnologia, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Petrobras, Sencer, Kairos e Cerâmicas de Pedreira de Porto Ferreira.

As spin-offs NANOX Tecnologia e Sencer, empresas que surgiram através de pesquisadores do CDMF, lançaram recentemente produtos que estão sendo comercializados no mercado. No caso da NANOX, as pesquisas em nanotecnologia com materiais como a prata resultaram em uma garrafa plástica que aumenta o prazo de validade do leite engarrafado. Isso porque a prata é um material com propriedade bactericida, que prolonga o tempo de conservação do alimento.

Já a Sencer lançou um sistema de irrigação que pode reduzir em até 30% o uso de água na agricultura. O sistema contém um sensor de óxidos semicondutores que calculam a temperatura e umidade do solo, transmitindo para o agricultor a quantidade de água necessária para irrigar sua plantação.

Dentro da SBPC Jovem, o grupo de desenvolvimento de jogos educacionais Ludo Educativo está apresentando para as crianças todos os games disponíveis no site www.ludoeducativo.com.br. Entre os lançamentos do grupo estão o EcoÁgua, que transmite noções sobre economia de água e o Feijotrânsito, que passa conhecimentos sobre o trânsito nas cidades.

A exposição Nanoarte também compõe a participação do Centro no evento. Durante toda a semana os participantes podem conferir os trabalhos idealizados pelos técnicos e pesquisadores do CDMF através de imagens feitas no microscópio e coloridas no Photoshop. Os quadros estão expostos na Biblioteca Comunitária da UFSCar.

A programação da Reunião Anual continua ao longo da semana no campus da UFSCar, com a programação científica, SBPC Jovem, SBPC Inovação, SBPC Cultural e SBPC Indígena. As atividades podem ser acompanhadas em www.sbpc.ufscar e também pelo Facebook (em https://www.facebook.com/sbpcsaocarlos).

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).