Pesquisadores do CCMC participam da reunião anual da SBPC junto ao CDMF

Na última semana, a cidade de São Carlos foi palco do maior evento científico do Brasil: a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, sediada, nesta edição, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Durante a 67ª reunião anual da SBPC, o CDMF apresentou os trabalhos desenvolvidos pelos diversos grupos de pesquisa que os compõe através de mostras em stands espalhados na Tenda Expotec e SBPC Jovem. Além dos stands, a Biblioteca Comunitária da UFSCar recebeu também a exposição Nanoarte, uma das iniciativas de divulgação científica do CDMF, que mostra a beleza dos materiais estudados pelos pesquisadores em imagens artísticas de microscopia, todas em escala nanométrica.

Fizeram parte desta importante iniciativa para a divulgação da ciência, desenvolvida em todo território nacional, pesquisadores vinculados ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) do qual faz parte o Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC) do Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo (IFSC/USP).

O CDMF, é coordenado pelo Prof. Elson Longo, e o docente do CCMC, Prof. Antonio Carlos Hernandes, é o coordenador de difusão científica. Neste âmbito, os pesquisadores do CCMC desenvolvem, com os demais pesquisadores associados ao CDMF, diversos trabalhos em cooperação, seja na área de pesquisa básica, aplicada ou divulgação científica das ações do CDMF. Os pesquisadores do CCMC, marcaram presença em um dos stands do Centro, elucidando aos que visitavam o evento, um pouco sobre o que vêm desenvolvendo em nosso grupo de pesquisa.

Durante a semana, foram expostos também, nos stands do CDMF, diversos produtos desenvolvidos em parceria com empresas, alguns deles, já comercializados. As empresas em questão são a NANOX Tecnologia, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Petrobras, Sencer, Kairos e Cerâmicas de Pedreira de Porto Ferreira. Já na SBPC Jovem, o CDMF marcou presença com a apresentação do Portal Ludo Educativo, espaço na Web desenvolvido pelo Centro contendo uma série de jogos educativos para todas as faixas etárias de formação escolar (http://portal.ludoeducativo.com.br/pt/).

De modo geral, os trabalhos apresentados pelo CDMF na SBPC, apresentaram o tripé sob o qual estrutura-se as iniciativas de grande repercussão e dimensão social do desenvolvimento científico: as pesquisas mostraram como  o Centro vem contribuindo com seu trabalho desenvolvendo ciência, tecnologia e inovação em materiais funcionais.

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).