Docente do CCMC é convidado como palestrante em evento sobre materiais para energias limpas do IF-Maranhão

O evento foi voltado a alunos, professores e pesquisadores da área de ciência e engenharia dos materiais do IFMA

O Professor Jean-Claude M’Peko do Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC) foi convidado para ser um dos palestrantes de um evento que comemorou em junho de 2015 os 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia dos Materiais (PPGEM) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Foram convidados para o evento palestrantes de reconhecida atuação e pesquisa no desenvolvimento de materiais para energias limpas, tema escolhido para o II Workshop de Engenharia de Materiais do IFMA, realizado, neste ano, em ocasião solene e festiva.

O evento foi voltado a alunos, professores e pesquisadores da área de ciência e engenharia dos materiais do IFMA contando com a participação de pesquisadores palestrantes da USP e UFSCar que atuam em colaboração com o PPGEM, como no caso do Prof. M’Peko do CCMC.

A palestra ministrada pelo docente do CCMC no Workshop abordou a seguinte temática: “Espectroscopia Dielétrica/Impedância em Ciência dos Materiais: Bases Físicas e Aplicações”. A exposição do professor M’Peko vem ao encontro das áreas de pesquisa às quais se volta o PPGEM/IFMA, que são materiais metálicos e materiais cerâmicos. A palestra do docente do CCMC incorporou ao Workshop sua experiência, que veio ao encontro da missão que tem o programa de pós-graduação em engenharia de materiais do IFMA: formar recursos humanos de alto nível para atuarem na linha de pesquisa “Processamento e Caracterização de Propriedades dos Materiais”.

O evento de grande qualidade e importância que celebrou os dez anos do PPGEM/IFMA também consolidou com os pesquisadores de cooperação da UFSCar e USP como o professor M’Peko, parcerias de pesquisa que se desenvolverão no futuro na área de ciência e engenharia de materiais.

Amanda Murgo
Sobre Amanda Murgo 134 Artigos
Educadora do Laboratório de Difusão Científica (LaDiC) do Grupo Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC/IFSC/USP) no âmbito das ações de Difusão Científica do CDMF. Assessora de Comunicação do CCMC/LaDiC/CDMF desde 2010. Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos com estágio no Projeto "História da Ciência e Meio Ambiente - as demandas por energia através da História" (CCMC/IFSC/USP/CDMF) de abril de 2013 a julho de 2014. Atua ministrando cursos de Educação Ambiental em escolas de Rede Básica de Ensino e Educadores com a temática pelo CDMF até os dias atuais.