LaDiC/CCMC – Trajetória de ex-alunos – Emanuel Iglesias

Emanuel formou-se no curso de Bacharelado em Sistemas da Informação

No ano de 2009, o Laboratório de Difusão Científica (LaDiC) do CCMC recebia para a realização de uma atividade de Investigação Científica o aluno Emanuel Iglesias, que na época, era estudante do último ano do Ensino Médio, e desejava conhecer como era o ambiente universitário.  Emanuel estudava na Escola Estadual Prof. José Juliano Netto de São Carlos e foi apresentado à equipe do LaDiC pela Professora de Física de sua escola, Glaucia Grüninger Gomes Costa.

Após esta apresentação, o Prof. Antonio Carlos Hernandes, coordenador do LaDiC, e a Professora Ariane Baffa Lourenço, parceira desta colaboração, deram início a um trabalho em conjunto com Emanuel, orientando-o em um trabalho de Pré-Iniciação Científica que consistia em estudar os diferentes tipos de microscópios e suas funções, associando-os às diferentes escalas de estudo dos objetos de pesquisa. O projeto foi a porta de entrada ao mundo universitário para Emanuel, que sonhava em continuar estudando, mas em uma universidade pública, que lhe desse a chance de ter uma carreira de sucesso.

Emanuel é Bacharel em Sistemas de Informação do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da USP de São Carlos, e nos deu seu depoimento sobre como o período em que esteve no LaDiC colaborou para o encaminhamento de sua vida profissional. Confira a seguir.


Emanuel e sua posição atual

Emanuel formou-se no curso de Bacharelado em Sistemas da Informação e atua desde o ano passado como trainee na empresa Amdocs, na qual pretende preencher o cargo de Analista de Sistema Junior. A empresa é multinacional e atua no ramo de telecomunicações: “Eu como funcionário, trabalho no desenvolvimento de novas funcionalidades para o produto da empresa que é  um sistema de vendas e ativação de linhas telefônicas.”

Os primeiros passos no LaDiC

Ainda um garoto, Emanuel sonhava em conhecer o dia a dia de uma Universidade Pública, na qual pretendia ingressar quando concluísse o Ensino Médio: “Iniciei as minhas atividades de Pré-Iniciação científica em 2009 enquanto estava no último ano do Ensino Médio. A principal motivação na época era conhecer o ambiente universitário e adquirir conhecimento, pois a minha meta era ingressar em uma universidade pública.”

A pesquisa desenvolvida e a importância da Difusão Científica

Ao iniciar sua experiência de Pré-Iniciação Científica no LaDiC, Emanuel aproximou-se do cotidiano das pesquisas realizadas no CCMC conhecendo a fundo um aparato extremamente necessário para as pesquisas desenvolvidas no Grupo: “Durante a Pré-Iniciação realizei um trabalho sobre microscópios, pesquisei sobre os diversos tipos de microscópios existentes, sua estrutura, funcionamento e realizei imagens utilizando os microscópios do laboratório.”

Emanuel ressaltou como a Difusão Científica é uma ação fundamental para apresentar aos estudantes de escolas públicas como se dá o cotidiano das universidades, mostrando a eles o que nem sempre, têm a oportunidade de conhecer: “A divulgação científica é muito importante, principalmente, a meu ver, nas escolas públicas do país. Durante a graduação, participei do projeto “Embaixadores da USP”* e percebi que muitos não conhecem o ambiente acadêmico e nem que podem fazer parte dele, assim como eu não conhecia antes de participar da Pré-Iniciação-Científica no LaDiC.”

A experiência no LaDiC: contribuições para a carreira de Emanuel

Segundo Emanuel, a oportunidade de realizar uma pesquisa de Pré-IC nas dependências da USP, motivou-o a perseguir seu objetivo de cursar uma universidade pública, conhecer diferentes áreas de pesquisa e formação, ingressando no Ensino Superior já familiarizado com o ambiente acadêmico: “O período de Pré-IC foi muito importante para mim, pois me incentivou de verdade a ingressar em uma Universidade pública. Antes do projeto eu não tinha ideia da dimensão da Universidade, de todos os Institutos, grupos de pesquisa, projetos, tudo isso era novo para mim e o projeto me ajudou a querer fazer parte disso. Na graduação, participei de diversas atividades: fui membro da empresa júnior, secretaria acadêmica e bolsista FAPESP de Iniciação Cientifica.”

Somando-se à trajetória de envolvimento com diversas atividades no ambiente acadêmico, Emanuel foi considerado pelos responsáveis do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação como um dos alunos de destaque acadêmico** do curso no ano de 2015. O curso conta com mais de 200 alunos matriculados.

A Difusão Científica no Brasil: suas carências e importância na visão de Emanuel

Ressaltando em seu depoimento que antes de desenvolver o trabalho de Pré-Iniciação Científica no LaDiC desconhecia como era o ambiente universitário e suas atividades, Emanuel finalizou nos deixando sua visão sobre as carências de nosso país no que tange à Difusão da Ciência e na comunicação com estudantes de escolas públicas: “Na minha opinião a Universidade Pública e os projetos realizados dentro dela são pouco divulgados na mídia brasileira; com isso muitas pessoas desconhecem, assim como eu desconhecia, a importância da Universidade e seus projetos para a sociedade. Atividades como as do LaDiC ajudam a diminuir esse problema.”

*http://www5.usp.br/10443/programa-embaixadores-da-usp-convoca-novos-participantes/

**http://www.icmc.usp.br/Portal/conteudo/1118/160/alunos-com-destaque-academico

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