LaDiC/CCMC – Perspectivas de ex-membros sobre a Difusão Científica – Rodolfo Zanette

Engenheiro da Computação formado pelo Centro Universitário Central Paulista

Uma das características do Laboratório de Difusão Científica (06) do Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos é incentivar estudantes de graduação a colocarem em prática suas habilidades para tornar o ensino de ciências mais lúdico e atrativo. Neste sentido, o LaDiC recebeu em 2011, um aluno do curso de Engenharia da Computação interessado no desenvolvimento de jogos educativos, para fazer o aprendizado ser algo prazeroso e diferenciado. Acompanhemos a trajetória que seguiu este ex-aluno de Iniciação Científica do LaDiC, Rodolfo Zanette, bem como sua opinião a respeito da difusão científica.

Formação e Posição Atual de Rodolfo

Rodolfo é Engenheiro da Computação formado pelo Centro Universitário Central Paulista e, atualmente, desenvolve pesquisa de mestrado na Universidade Federal de São Carlos, pelo Programa de Pós-Graduação Ciência, Tecnologia e Sociedade. O trabalho de Rodolfo no mestrado consiste no desenvolvimento de um jogo digital sobre improvisação musical cujo objetivo é discutir as tecnologias digitais de comunicação e informação para a educação musical.

Os primeiros passos no LaDiC

Durante sua graduação, Rodolfo sempre apreciou estratégias de ensino que lançassem mão das tecnologias digitais. Soube, então, que o LaDiC atuava na área de ensino, estudando também como os jogos lúdicos digitais podem ser uma ferramenta eficaz em sala de aula, e procurou a coordenadora do laboratório, a professora Ariane Baffa Lourenço: Estava ainda nos últimos anos do curso de graduação quando iniciei a Iniciação Científica no LaDiC que tinha projetos relacionados a jogos digitais educativos. Foi no curso de graduação que comecei a descobrir o gosto de se trabalhar os dispositivos digitais para ambientes educacionais.

O trabalho desenvolvido

Rodolfo colocou em ação, no LaDiC, suas habilidades no desenvolvimento de jogos de conteúdos educacionais, que servissem de recurso para o ensino e aprendizagem de diversos conteúdos: Desenvolvemos um projeto sobre jogos digitais na educação. A principal proposta do projeto era desenvolver um jogo divertido e que ao mesmo tempo pudesse embarcar conteúdos de aprendizagem de diversas áreas da educação, como biologia, física, matemática, química entre outros. Além desse projeto sobre jogos, também participei de projetos relacionados sobre o uso de computadores por alunos do ensino fundamental de uma instituição pública.

A influência do LaDiC na trajetória de Rodolfo

Rodolfo, que escolheu a trajetória acadêmica, relembrou como a experiência adquirida no LaDiC, colaborou para os passos que seguiu, especialmente, dando a ele subsídios para seguir na pós-graduação: O período de estágio no LaDiC me ajudou a pensar mais linearmente e me organizar melhor tanto para apresentação de trabalhos acadêmicos como planejar projetos.

Rodolfo e sua visão sobre a Difusão Científica

Envolvido até hoje com atividades científico-tecnológicas e comprometido em transmitir conhecimento aos estudantes através de jogos educativos, Rodolfo demonstrou sua opinião quanto às iniciativas de difundir ciência: É de extrema importância que a sociedade brasileira tenha consciência do desenvolvimento científico do país . A divulgação científica tem esse papel de informar toda a nação dos avanços e dos recursos científico-tecnológicos. Quando estava no LaDiC comecei a observar a importância de conscientizar a sociedade brasileira sobre conhecimento científico.

Produto gerado

Rodolfo enquanto esteve no LaDiC apresentou um trabalho na 9ª Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar, no ano de 2011:

ZANETTE, R. D.; HERNANDES, A. C.; LOURENCO, A. B.; ALVES, J. C. O uso do computador por estudantes do ensino fundamental.

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