Estudantes franceses do Institut Universitaire de Technologie Saint Jerôme (Aix-Marseille University) realizam estágio no CCMC

A parceria ocorre entre o docente e coordenador do CCMC Professor Valmor Roberto Mastelaro e a Professora de Marseille

Thomas Ayuste e Christian Gagliardi

Os estudantes franceses da Institut Universitaire de Technologie (IUT) Saint Jerôme (Aix-Marseille University) Thomas Ayuste e Christian Gagliardi chegaram nesta semana ao CCMC para desenvolverem seus estágios de conclusão de curso, durante dois meses. Os alunos franceses estão concluindo a graduação em Instrumentação e Medidas e através do convênio colaborativo do CCMC/IFSC com a instituição Francesa, desenvolverão a fase final de sua graduação no grupo de pesquisa brasileiro.

A parceria ocorre entre o docente e coordenador do CCMC Professor Valmor Roberto Mastelaro e a Professora de Marseille, Beatrice Trannoy, responsável pelos estágios na instituição Francesa. Anualmente, o CCMC recebe dois estagiários de Marseille oferecendo sua infraestrutura e instalações de pesquisa, contribuindo para a formação final dos estudantes franceses com a experiência e know-how de seus pesquisadores na área de ciência e engenharia de materiais.

Ayuste terá como objeto em seu estágio a realização da síntese do composto SrTiAlO3 dopado com 0,5% de alumínio e realizar medidas de analise térmica e difração de raios-X para determinar quais as condições de sintese que levam a uma maior atividade fotoluminescente. Já Gagliardi tem como objetivo a realização da síntese e caracterização do composto SrTi(1-x)CuxO3 e suas aplicações como sensor de gás.

Os estudantes permanecerão no CCMC para a realização de seus trabalhos até o dia 18 de junho.

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).