Estudantes franceses do Institut Universitaire de Technologie Saint Jerôme (Aix-Marseille University) realizam estágio no CCMC

A parceria ocorre entre o docente e coordenador do CCMC Professor Valmor Roberto Mastelaro e a Professora de Marseille

Thomas Ayuste e Christian Gagliardi

Os estudantes franceses da Institut Universitaire de Technologie (IUT) Saint Jerôme (Aix-Marseille University) Thomas Ayuste e Christian Gagliardi chegaram nesta semana ao CCMC para desenvolverem seus estágios de conclusão de curso, durante dois meses. Os alunos franceses estão concluindo a graduação em Instrumentação e Medidas e através do convênio colaborativo do CCMC/IFSC com a instituição Francesa, desenvolverão a fase final de sua graduação no grupo de pesquisa brasileiro.

A parceria ocorre entre o docente e coordenador do CCMC Professor Valmor Roberto Mastelaro e a Professora de Marseille, Beatrice Trannoy, responsável pelos estágios na instituição Francesa. Anualmente, o CCMC recebe dois estagiários de Marseille oferecendo sua infraestrutura e instalações de pesquisa, contribuindo para a formação final dos estudantes franceses com a experiência e know-how de seus pesquisadores na área de ciência e engenharia de materiais.

Ayuste terá como objeto em seu estágio a realização da síntese do composto SrTiAlO3 dopado com 0,5% de alumínio e realizar medidas de analise térmica e difração de raios-X para determinar quais as condições de sintese que levam a uma maior atividade fotoluminescente. Já Gagliardi tem como objetivo a realização da síntese e caracterização do composto SrTi(1-x)CuxO3 e suas aplicações como sensor de gás.

Os estudantes permanecerão no CCMC para a realização de seus trabalhos até o dia 18 de junho.

Amanda Murgo
Sobre Amanda Murgo 134 Artigos
Educadora do Laboratório de Difusão Científica (LaDiC) do Grupo Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC/IFSC/USP) no âmbito das ações de Difusão Científica do CDMF. Assessora de Comunicação do CCMC/LaDiC/CDMF desde 2010. Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos com estágio no Projeto "História da Ciência e Meio Ambiente - as demandas por energia através da História" (CCMC/IFSC/USP/CDMF) de abril de 2013 a julho de 2014. Atua ministrando cursos de Educação Ambiental em escolas de Rede Básica de Ensino e Educadores com a temática pelo CDMF até os dias atuais.