O Workshop “Compósitos piezoeletricos, ferroicos e multiferroicos: aplicações em eletrônicos e “energy harvesting” foi realizado em 24 de março no Anfiteatro Central do Instituto de Química da Unesp, Campus de Araraquara ( SP), com a participação de 40 inscritos de diversas instituições: USP-São Carlos, USP-São Paulo, UFSCar e vários campi da Unesp. O evento foi organizado pela Profa. Dra. Maria Aparecida Zaghete (IQ/Unesp), com apoio da Pós-Graduação em Química e do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP.
A vice-diretora do IQ/Unesp, Profa. Dra. Dulce Helena Ciqueira, abriu os trabalhos destacando o empenho dos docentes do Instituo de Química para manter as cooperações internacionais apesar das dificuldades financeiras.
O encontro teve por objetivo reunir alguns dos pesquisadores da área de materiais piezoeléctricos, feroicos e multiferroicos visando destacar os recentes avanços na área de eletrônicos flexíveis que visam o desenvolvimento de compósitos com propriedades aplicadas em memórias ferroelétricas e resistivas, transdutores piezoelétricos e armazenadores de energia.
Pesquisadores convidados apresentaram seus projetos em andamento, sendo a primeira conferência proferida pela Profa Dra Biljana Stojanovic ,da Faculty for Technology and Metallurgy Engineering, Belgrado, Servia, que, em colaboração com a Profa. Maria Aparecida Zaghete desenvolve um projeto de cooperação entre Brasil e Servia. A professora Biljana focou o tema “Flexible electronics based on ferroics and multiferroics composites. Application and future trend”. Nessa palestra destacou-se os compósitos baseados em matriz polimérica e materiais inorgânicos como fase dispersa que representam uma nova classe de materiais com propriedades elétricas, magnéticas e mecânicas específicas.
A eletrônica flexível é hoje uma das tendências mais interessantes na área de materiais e dispositivos eletrônicos. Os materiais orgânicos utilizados como matriz polimérica possuem baixa condutividade elétrica, alta estabilidade química e baixa temperatura de processamento. Entre as matrizes poliméricas mais comuns estão PVDF e P(VDF-TrFE) que são candidatos devido a suas características piezoelétricas e ferroelétricas.
Na sequência foram apresentadas conferências pelos pesquisadores Dr. Wagner Benício Bastos, pesquisador do IQAr – UNESP, que abordou “Técnicas de microscopia de força atômica na investigação de materiais nanoestruturados ferroelétricos, magnéticos e multiferroicos”.
A seguir, a conferência “Caracterização de filmes ferroelétricos usando PFM” proferida pelo Prof. Dr. Fenelon Martin Pontes – Dept. de Química- Faculdade de Ciências Bauru – UNESP ilustrou com resultados o uso desta técnica na caracterização de filmes finos piezelétricos.
Na sequência, o tema ” Nanocompósitos de ZnO: grafeno aplicados a “energy harvesting” foi abordado pela Dra Talita Mazon – Centro da tecnologia da informação, CTI- MCTI, que também indicou o uso de materiais ferroelétricos nanoestruturados no armazenamento de energia. Também o Dr.Walter Sakamoto – Faculdade de Engenharia, Ilha Solteira FEIS-UNESP falou sobre a prevenção de desastres estruturais usando compósitos: “Propriedades de compósitos PVDF-PZT e Cimento- PZT”. O Prof. Dr. Alexandre Z. Simões – Faculdade de Engenharia Guaratingueta, FEG – UNESP – fechou o evento falando sobre um tema extremamente novo “Novas tendências visando a criação de multiferroicos artificiais”, onde um dos objetivos é desenvolver novos tipos de memórias chamadas memórias resistivas.
O evento foi finalizado com uma reunião informal dos participantes discutindo os resultados de alguns pôsteres, envolvendo os temas da reunião, que foram trazidos pelos demais participantes.