Defesa de Tese de Doutorado na UFRN

Professor Elson Longo é membro de banca

Profa. Renata M. Braga, Prof Marcus A. F. Melo, Profa Dulce M. A. Melo, Prof. Elson Longo, Profa Fabiana Villela da Motta e Prof. Mauricio Bomio

No dia 25 de julho o professor Elson Longo foi membro da banca de defesa de doutorado da tese “Óxidos estruturados do tipo perovsquita para geração de gás de síntese via reforma a seco de metano”, de Elânia Maria Fernandes Silva. A tese é parte do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O trabalho analisa catalisadores de alto desempenho, que vêm sendo bastante investigados com o objetivo de aumentar o rendimento dos processos de reforma a seco do metano (RSM). Alguns metais de transição, em especial o níquel, são amplamente estudados para essa aplicação. Por possuírem propriedades catalíticas, estabilidade térmica e química, os óxidos com estrutura do tipo perovsquita são materiais promissores como precursores catalíticos em processos de RSM. Na pesquisa, óxidos tipo perovsquita ABO3 foram sintetizados pelo método de combustão assistida por micro-ondas usando ureia como combustível. Em sequência, outras etapas foram realizadas, como a calcinação dos materiais e posterior caracterização por difração de raios X (DRX), redução à temperatura programada (RTP) e microscopia eletrônica de varredura com espectroscopia de energia dispersiva (MEV-EDS), além de testes de reforma de metano com CO2 e nova caracterização. De acordo com os difratogramas de raios X, fases secundárias de óxidos de níquel foram formadas após a impregnação do níquel nos pós. As imagens de MEV mostraram que a metodologia de impregnação resultou numa dispersão homogênea das partículas de óxido de níquel na superfície das perovsquitas.

Além de Longo, participaram da banca a profa. Flávia de Medeiros Aquino, da Universidade Federal da Paraíba; profa. Renata Martins Braga, do Departamento de Engenharia de Energias Renováveis , da UFRN; prof. Eledir Vitor Sobrinho, do Instituto de Química, da UFRN; e a presidente da banca, profa. Dulce Maria de Araujo Melo.

Sobre Daniela Caceta 88 Artigos
Atua no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais.