Professor Elson Longo participa de banca de doutorado na UFRN

Trabalho de Claudio Romero Rodrigues de Almeida

Maxymme Mendes de Melo, Fabiana Villela da Motta, Elson Longo, Cláudio Romero Rodrigues de Almeida, Carlos Alberto Paskocimas, Mauricio Roberto Bomio Delmonte

Aconteceu ontem, dia 31 de agosto, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a defesa de doutorado de Claudio Romero Rodrigues de Almeida, com a tese intitulada “Síntese e caracterização das propriedades fotoluminescentes do CaMoO4 dopado com terras raras Eu+3, Tb+3, Tm+3 obtidos pela técnica de spray pirólise ultrassônico”. Entre os membros da banca estava o coordenador do CDMF, professor Elson Longo.

A pesquisa, que é parte do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGCEM) do Centro de Tecnologia da UFRN, teve como membros da banca o professor Carlos Alberto Paskocimas, orientador e presidente; Fabiana Villela da Motta e Maurício Roberto Bomio Delmonte, da UFRN; Maxymme Mendes de Melo do IFRN; e o professor Longo.

RESUMO

Os materiais que pertencem a família dos molibdatos têm uma longa história de aplicações práticas e têm sido objeto de extensas pesquisas ao longo do tempo. O grande interesse nestes compostos reside em suas excelentes propriedades ópticas, que formam a base de sua utilização como substâncias fosforescentes, materiais para lasers, e detectores de cintilação entre outros.

Os fósforos são materiais luminescentes com grande interesse industrial devido à sua extensa faixa de aplicações tais como, LEDs (light-emitting diodes), FEDs (field emission displays), CRTs (cathode ray tubes), entre outras. O grande desafio atual da comunidade científica é a produção de um dispositivo LED estável capaz de emitir luz branca (fósforo branco), e não fruto da combinação de LEDs de cores diferentes. A morfologia, cristalinidade, tamanho e distribuição das nanopartículas são características que influenciam diretamente nas propriedades luminescentes destes materiais. Estudos recentes no conhecimento do controle da síntese e obtenção das nanopartículas e de suas possíveis aplicações tecnológicas têm motivado estudos mais abrangentes sobre os processos de formação das mesmas. A técnica de spray pirólise ultrassônica, por sua vez, é uma técnica de produção contínua de pós, de apenas uma etapa, de fácil controle dos parâmetros e que sintetiza materiais com elevada pureza. Neste trabalho foi estudado a obtenção de materiais cerâmicos de molibdato de cálcio (CaMoO4) dopado com diferentes concentrações de terras raras (TR = Eu+3, Tb+3, Tm+3) a partir da técnica de spray pirólise ultrassônico. A caracterização estrutural dos materiais obtidos foi realizada por intermédio de difração de raios-X (DRX) e espectroscopias Raman (FT-Raman) e ultravioleta-visível (Uv-Vis), microscopia eletrônica de varredura com canhão de elétrons por emissão de campo (MEV-FEG) e as propriedades ópticas dos materiais foram caracterizadas por fotoluminescência (PL) e as coordenadas cromáticas calculadas pela combinação de cores a partir dos resultados dos espectros de emissão.

Sobre LAbI UFSCar 2822 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.