Nova pesquisa de mestrado tem início no CCMC

Realizada pelo aluno Lucas Henrique Francisco, sob orientação do Professor Antonio Carlos Hernandes

Teve início no Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos uma nova pesquisa de mestrado, a qual será realizada pelo aluno Lucas Henrique Francisco, sob orientação do Professor Antonio Carlos Hernandes. A pesquisa terá em vista o estudo de heteroestruturas formadas por materiais baseados na composição Ba3Ca1.18Nb1.82O9.

O estudo que se inicia terá por objetivo descrever as propriedades elétricas e estruturais das fases que compõem as heteroestruturas, bem como investigar os fenômenos de interface no interior dos materiais cerâmicos.

Os pesquisadores destacam que os materiais que serão estudados na pesquisa são fisicamente interessantes por apresentarem condução iônica de prótons. Vislumbra-se que o estudo que será iniciado por Lucas auxilie na compreensão de fenômenos de condução protônica e processos de formação de defeitos nessa classe de materiais, podendo assim, ampliar a sua aplicabilidade em processos de produção de energia, sensores e reatores eletroquímicos.

Amanda Murgo
Sobre Amanda Murgo 134 Artigos
Educadora do Laboratório de Difusão Científica (LaDiC) do Grupo Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC/IFSC/USP) no âmbito das ações de Difusão Científica do CDMF. Assessora de Comunicação do CCMC/LaDiC/CDMF desde 2010. Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos com estágio no Projeto "História da Ciência e Meio Ambiente - as demandas por energia através da História" (CCMC/IFSC/USP/CDMF) de abril de 2013 a julho de 2014. Atua ministrando cursos de Educação Ambiental em escolas de Rede Básica de Ensino e Educadores com a temática pelo CDMF até os dias atuais.