Nova pesquisa de mestrado tem início no CCMC

Realizada pelo aluno Lucas Henrique Francisco, sob orientação do Professor Antonio Carlos Hernandes

Teve início no Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos uma nova pesquisa de mestrado, a qual será realizada pelo aluno Lucas Henrique Francisco, sob orientação do Professor Antonio Carlos Hernandes. A pesquisa terá em vista o estudo de heteroestruturas formadas por materiais baseados na composição Ba3Ca1.18Nb1.82O9.

O estudo que se inicia terá por objetivo descrever as propriedades elétricas e estruturais das fases que compõem as heteroestruturas, bem como investigar os fenômenos de interface no interior dos materiais cerâmicos.

Os pesquisadores destacam que os materiais que serão estudados na pesquisa são fisicamente interessantes por apresentarem condução iônica de prótons. Vislumbra-se que o estudo que será iniciado por Lucas auxilie na compreensão de fenômenos de condução protônica e processos de formação de defeitos nessa classe de materiais, podendo assim, ampliar a sua aplicabilidade em processos de produção de energia, sensores e reatores eletroquímicos.

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).