Pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná visitam CDMF

Visita teve objetivo de ampliar estudos sobre o crescimento controlado dos óxidos ternários

Pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná visitam CDMF
Victor Yuudi Suzuki e Felipe La Porta do NANOQC - UTFPR em visita ao CDMF.

Pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná visitam CDMF

Integrantes do grupo de pesquisa em Nanotecnologia e Química computacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Londrina (NANOQC – UTFPR), coordenado pelo professor Felipe de Almeida La Porta, estão em período de visita ao  Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF – Cepid – Fapesp), coordenado pelo professor Elson Longo.

No período em que estão no CDMF — iniciado em meados de janeiro –, os pesquisadores têm realizado novos estudos e experimentos sobre óxidos ternários. De acordo com La Porta, que foi aluno de doutorado no CDMF, “a colaboração com um grande centro de pesquisa é importante para levar o desenvolvimento científico para o interior do país”.

Os pesquisadores têm realizado diversos estudos sobre o crescimento controlado dos óxidos ternários. “Particularmente, as propriedades fundamentais dos diversos óxidos ternários a base de germânio que temos estudado, ainda não são bem compreendidas e esse é um campo aberto para investigação,” explica La Porta.

Os primeiros resultados do projeto, que também contou com a ajuda dos pesquisadores Roger Gonçalves e de Enersto C. Pereira, também vinculados ao CDMF, apresentou um enorme potencial para aplicação em energia e tem como primeiro autor um estudante de iniciação científica Victor Yuudi Suzuki, também do NANOQC – UTFPR.

Empolgado com o trabalho, o estudante de iniciação científica  acredita que “a oportunidade de interagir com pesquisadores de diferentes áreas, em um centro de pesquisa renomado internacionalmente, é uma experiência de grande importância para o aprendizado, é grande incentivo para minha carreira como pesquisador.”

 

Sobre LAbI UFSCar 2836 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.