Professora Zaghete fortalece parceria entre o CDMF e a Universidade Federal do Amazonas

Ações visam aumentar intercâmbio de alunos e pesquisadores

Maria Zaghete Bertochi, professora do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (IQ – Unesp)  e Diretora de Pesquisa do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), esteve em visita à Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a convite de Içamira Costa Nogueira, professora do Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com a finalidade de discutir a colaboração em pesquisa na área de materiais nanométricos.

A professora Zaghete é docente credenciada no Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais, da Unesp e participa como orientadora no Programa DINTER (Doutorado Interinstitucional) entre a UFAM e o POSMAT – Unesp.  A visita teve várias finalidades como estabelecer as atividades do projeto de tese do doutorando Mitsuo Lopes Takeno que serão desenvolvidas em colaboração UNESP- CDMF – UFAM. A colaboração prevê a permanência do doutorando durante 1 ano nos laboratórios do CDMF para desenvolvimento da parte experimental da tese.

 A Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFAM, Selma Suely Baçal de Oliveira acompanhada por Jamal da Silva Chaar, do Departamento de Pesquisa, e demais docentes coordenadores do DINTER promoveram uma reunião com a professora Zaghete para discutir os mecanismos de participação dos docentes do POSMAT no oferecimento de disciplinas e orientação de doutorandos. Foi destacado que o projeto visa qualificar os docentes da UFAM na área de materiais visando melhorar a qualidade do curso da UFAM nesta área.

Durante a visita, Zaghete também proferiu a conferência “Síntese de materiais cerâmicos avançados” como seminário para o Programa de Pós-Graduação em Física – PPGFIS e para o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais – PPGCEM.

 

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.