Com apoio da Nanox, CDMF entrega máscaras com atividade microbicida ao Hospital Universitário de São Carlos

Máscaras serão utilizadas por profissionais de saúde da unidade

Por José Ângelo Santilli

Pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) junto com a Nanox Tecnologia, spin- off do Centro, apoiada pelo programa PIPE da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), entregaram para Hospital Universitário “Profº. Dr. Horácio Carlos Panepucci”, no município de São Carlos (SP), cerca de 50 máscaras do tipo faceshield fabricadas com polímeros que apresentam atividade microbicida.

Tais propriedades são resultantes da adição de nanopartículas de prata ancoradas em sílica aos polímeros dos quais as faceshields são feitas. Embora ainda não exista comprovação da ação das partículas contra o vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, elas podem evitar a infecção cruzada com outros patógenos, como bactérias e fungos oportunistas, responsáveis pelo agravamento de quadros de Covid-19 e, também, agir contra outros tipos de vírus, como influenza, aumentando a segurança para os profissionais da saúde.

O diretor do CDMF, professor Elson Longo, informa que a capacidade antibactericida desses materiais foi testada e os resultados indicaram elevada eficácia.

Segundo Roseane Riggo, essas faceshields serão entregues para médicos e enfermeiros que estão trabalhando na linha de frente do Hospital Escola de São Carlos. O equipamento tem a vantagem de poder ser reutilizado após ser higienizada com água e sabão.

A Nanox Tecnologia colaborou no fornecimento dos pellets enriquecidos com as nanopartículas de prata ancoradas em sílica, e o CDMF foi responsável pela extrusão do material (para formar o fio) e impressão 3D. Tais esforços só foram possíveis devido ao empenho da professora Sandra Cruz (CDMF-UFSCar), do pós-doutorando Dyovani Coelho e dos doutorandos Marcelo Assis, Lara Kelly Ribeiro e Gabriel Wosiack.

Para as próximas semanas espera-se otimizar a fabricação das faceshields, com o intuito de prover equipamentos microbicidas para mais profissionais da linha de frente de combate à pandemia.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.