CDMF oferece bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP na área de materiais multifuncionais com aplicações antivirais

Candidatos devem enviar documentação até dia 20/01/2021

O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) está com uma vaga de Pós -Doutorado aberta com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, para a condução do intitulado “Estudo teórico de materiais multifuncionais com potencial aplicação antiviral”.

Os candidatos, brasileiros ou estrangeiros, devem ter título de Doutor em Química e conhecimento no estudo teórico das propriedades de materiais multifuncionais. A bolsa tem duração de 12 meses e o envio dos documentos para inscrição deve ser realizado até o dia 20/01/2021.

Mais informações estão disponíveis no edital abaixo:

Titulo do projeto: Estudo teórico de materiais multifuncionais com potencial aplicação antiviral.


Os materiais multifuncionais de óxidos inorgânicos nanoestruturados baseados em cátions de Ag apresentam alta eficiência contra vírus letais, micróbios/germes e outros microrganismos. A necessidade da sociedade moderna estimula o desenvolvimento de novos materiais com múltiplas aplicações e, especificamente, com alta atividade antiviral. Para este proposito, será realizado um estudo teórico das propriedades estruturais, ópticas, morfológicas e fotocalíticas de alguns óxidos inorgânicos contendo prata. Além, serão analisadas as mudanças no desempenho fotocatalítico quando estes materiais são irradiados com feixes de elétrons ou laser fentosegundo.

O candidato deve ter título de Doutor em Química, bom conhecimento prático na Teoria Funcional da Densidade (DFT), experiência comprovada no estudo teórico das propriedades de materiais multifuncionais utilizando o software CRYSTAL. Deverá ainda ter conhecimento do software VASP.

Os candidatos deverão enviar até 20/01/2021, os seguintes documentos para o Prof. Elson Longo (elson.liec@gmail.com):

  1. Carta apresentando seu interesse;
  2. Um CV resumido, apresentando a formação acadêmica, publicações, e informações que comprovem a sua experiência científica na área do projeto;
  3. Nomes e e-mails de duas pessoas como referência.

Informações sobre a bolsa FAPESP:

Dedicação: 40 h/semana
Duração: 12 meses (início previsto até março/21)
Valor: R$ 7.373,10/mês

Informações adicionais:  http://cdmf.org.br/.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2835 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.