Deposição epitaxial em monocamadas magnéticas é tema de pesquisa do CDMF

Trabalho apresenta considerações sobre o comportamento magnético de novos materiais

O pesquisador Luis A. Cabral, atualmente realizando estágio de pós – doutorado no Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob orientação de Edison Z. da Silva, professor do IFGW – Unicamp e integrante do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), é o co-autor principal (junto com Sofia O. Parreiras) do artigo “Induced magnetization in Cu atoms at the Fe-Co/Cu3Au(001) interface: X-ray magnetic circular dichroism experiments and theoretical results” publicado no periódico científico Applied Surface Science.

O trabalho, que envolveu o uso de simulações computacionais para modelar estruturas do material estudado, aponta para importantes considerações sobre o comportamento magnético de novos materiais, como as monocamadas magnéticas. Estruturas essas que podem ter relevância para aplicações tecnológicas como, por exemplo, em dispositivos de spintrônica, tecnologia de sensoriamento e dispositivos de armazenamento.

Em síntese, a pesquisa estuda a deposição epitaxial de monocamadas alternadas de materiais magnéticos, como o Ferro e o Cobalto, em superfície de Cu3Au (001). “Neste trabalho mostramos que, quantitativamente, o efeito das monocamadas magnéticas no substrato Cu3Au induz a magnetização nos átomos de cobre que se encontram na superfície não-magnética. Os resultados experimentais estudaram a deposição epitaxial de cinco monocamadas alternadas iniciando ou por Fe ou Co”, explica o pesquisador Edison Z. da Silva. 

Estas amostras foram estudadas no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, usando XAS (X-ray absorption spectroscopy) e X-ray magnetic circular dichroism (XMCD), onde os momentos magnéticos e orbitais do sistema foram medidos. Para proporcionar um melhor entendimento, os resultados foram comparados com as simulações computacionais que foram operadas usando computadores do Sistema de Computação Santos Dumont (LNCC) e do Centro de Computação John David Rogers (CCJDR) do Instituto de Física da Unicamp.

O trabalho é resultado de uma colaboração entre os pesquisadores Edison Z. da Silva, na parte teórica, e Waldemar Macedo, na parte experimental, além das participações de J. C. Cezar e dos pós-doutores Sofia O. Parreiras e Luis A. Cabral, além de outros pesquisadores. A pesquisa também conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

O artigo pode ser acessado no repositório do CDMF clicando aqui.

Induced magnetization in Cu atoms at the Fe-Co/Cu3Au(001) interface: X-ray magnetic circular dichroism experiments and theoretical results.

Authors: S. O. Parreiras, L. A. Cabral, R. V. Lourenço, A. A. C. Cotta, P. Schio,
J. C. Cezar, P. L. Gastelois, E. Z. da Silva, W. A. A. Macedo

Applied Surface Science

Volume, 548, 2021 Pages 149215

DOI: https://doi.org/10.1016/j.apsusc.2021.149215

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2929 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.