Artigo de pesquisadores do CDMF revisa aplicação de semicondutores em fotoeletroanálise e fotoeletrobioanálise

trabalho é resultado de parceria com pesquisadores do reino unido

O pesquisador Sirlon Blaskievicz, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos (PPGQ – UFSCar) e integrante do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), é o autor principal do artigo “Semiconductor Photoelectroanalysis and Photobioelectroanalysis: A Perspective” publicado recentemente no periódico TrAC Trends in Analytical Chemistry.

O artigo faz uma revisão sobre o uso de materiais semicondutores em processos de fotoeletroanálise, no qual os sensores respondem a uma amostra mediante aplicação de luz e de potencial elétrico, e de fotoeletrobioanálise, onde os sensores, partindo do mesmo princípio, combinam semicondutores a biomateriais, como as enzimas. O trabalho, além de propiciar uma introdução para os pesquisadores que estão adentrando na área dos semicondutores aplicados em fotoeletroanálise e fotoeletrobioanálise, também apresenta uma atualização dos estudos na área visando aqueles que já possuem experiência neste meio.

Blaskievicz, que desenvolve projeto de doutorado na área de fotoeletrocatálise, conta que a elaboração do artigo foi realizada a partir de um apanhado histórico sobre o tema. “Realizamos um levantamento de pesquisas com até 10 anos de publicação, focando na atualização do estado da arte sobre os diferentes métodos de síntese empregados, assim como os diferentes analitos monitorados”, explica o pesquisador.

Orientadora de Blaskievicz, a pesquisadora Lúcia Mascaro, professora do Departamento de Química (DQ) da UFSCar e integrante do CDMF, explica que usualmente os semicondutores produzidos em suas pesquisas são usados na área de energia. A nova publicação, no entanto, mostra que estes mesos materiais também podem ter aplicações nas áreas de saúde e ambiental.

“Portanto, além de ampliar o leque de aplicações dos materiais usados por nós, abre-se a possibilidade de interação entre diferentes áreas, como a eletroquímica, materiais e eletroanalítica, bem como entre os diversos temas das pesquisas do Centro”, finaliza Mascaro.

Também colaboram com o trabalho os pesquisadores Yanzhu Zhao e Frank Marken, da Universidade de Bath, no Reino Unido.

O artigo pode ser acessado no repositório do CDMF clicando AQUI.

Com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).