Obtenção otimizada de materiais com aplicações luminescentes é tema de estudo do CDMF

Resultados foram publicados no periódico Journal of Luminescence

O pesquisador Ivo Mateus Pinatti, pós-doutorando na Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FEG – Unesp) e integrante do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), é o primeiro autor do artigo “Tailoring Bi2MoO6 by Eu3+ incorporation for enhanced photoluminescence emissions”, publicado recentemente no periódico Journal of Luminescence.

Diante da atual demanda por materiais com aplicação fotoluminescente e considerando a necessidade de sínteses otimizadas para obtenção de novos materiais com alta eficiência luminescente, o estudo publicado demonstra a obtenção de materiais chamados de fósforos. Mais especificamente, são apresentadas as propriedades estruturais, eletrônicas e óticas do molibdato de bismuto (Bi2MoO6) dopado com diferentes concentrações de íons de európio (Eu3+).

Tais materiais, utilizados em dispositivos óticos para fins de iluminação, como por exemplo os LEDs, foram sintetizados através do método Solvotermal assistido por micro-ondas. Esse método, de acordo Pinatti, emprega baixas temperaturas e permite obter materiais cristalinos e puros em um curto tempo de síntese. Além disso, diferentes técnicas de caracterização, como medições de difração de raios-X com refinamento Rietveld, espectroscopia Raman e de refletância difusa no ultravioleta-visível e emissões de fotoluminescência, também foram aplicadas.

“Os resultados confirmaram as propriedades estruturais, óticas e morfológicas dos materiais, bem como a aplicação luminescente. Os próximos passos da pesquisa são otimizar a síntese, para assim obtermos partículas menores, e, em sequência, realizar o estudo da aplicação fotocatalítica das mesmas”, explica Pinatti.

Também contribuíram com o estudo publicado os pesquisadores Fabio A. Pires, Priscila B. Almeida, Paula F. S. Pereira, Marcio D. Teodoro, E. Guillamon, Alexandre Z. Simões, Juan Andrés, Elson Longo e Ieda L.V. Rosa.

O artigo pode ser acessado diretamente no repositório do CDMF clicando AQUI.

CDMF

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.