Pesquisadora argentina visitará o CDMF de dezembro a fevereiro

Mariela Desimone, da Universidade Nacional de Mar del Plata, é doutora em ciência de materiais

Dr. Leandro Rosas Rocha, Dr. Celso Aldao, Dr Miguel Adolfo Ponce, Eng. Pedro Ortega e Dr.ª Desimone

Entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023, o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais receberá a visita da professora argentina Mariela Desimone, do Instituto de Tecnologia de Materiais (Intema). O instituto é vinculado ao Conicet (Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas, na sigla em espanhol) e à Faculdade de Engenharia da Universidade Nacional de Mar del Plata.

Desimone é Pesquisadora Assistente da carreira de Pesquisador Científico do Conicet, no Laboratório de Interfaces e Superfícies do Intema. Suas pesquisas são voltadas a encontrar e preparar materiais adequados para detecção de diferentes gases nocivos, como o monóxido de carbono, e também entender do ponto de vista básico os princípios de funcionamento dos semicondutores de óxido de estado sólido. É autora de 32 artigos publicados em revistas internacionais. Trabalhou em colaboração com pesquisadores da Universidade de Paderborn (na Alemanha), Universidade de Ferrara (na Itália), da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além da  Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Junto com os professores Miguel Ponce e Alberto Somoza, Desimone orientou os pesquisadores Leandro Rocha e Pedro Ortega, do CDMF, em suas estadias na Argentina pelo Programa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O projeto que traz a pesquisadora ao Brasil – apresentado em 2020 e atrasado pela pandemia de covid-19 – prevê atividades em conjunto com o Laboratório de Materiais Multifuncionais Nanoestruturados do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos com o professor Luis Fernando da Silva. A partir de janeiro, o projeto contará ainda com a visita da estudante argentina Giuliana Giulietti, também da Universidade Nacional de Mar del Plata.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.