Pesquisador do CDMF dá entrevista à Record News sobre fusão nuclear

Governo dos Estados Unidos anunciou no dia 13 que cientistas geraram energia por esse método promissor

Adilson de Oliveira, pesquisador do CDMF e professor no Departamento de Física da UFSCar, concedeu uma entrevista ao canal de notícias Record News na quarta-feira, 14, depois no anúncio, no dia anterior, de que cientistas do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia, conseguiram gerar energia a partir da fusão de átomos de hidrogênio por meio do bombardeamento com raios laser.

Oliveira explicou que na fusão nuclear se obtêm átomos de hélio a partir da fusão de átomos de hidrogênio, o que pode ser realizado por diferentes métodos. O processo é conhecido há décadas e utilizado em armas nucleares, mas seu uso para obter energia de forma controlada continua sendo uma espécie de “Santo Graal”, pelo grande potencial energético e por ser uma fonte de energia limpa. 

O pesquisador contou ainda que outros grupos de pesquisa vêm conseguindo bons resultados nesse tema na China e também na Europa, com o Reator Termonuclear Experimental Internacional (ITER), projeto de um consórcio de países em que a participação brasileira acabou comprometida devido aos cortes orçamentários na área de ciência.

Confira a entrevista completa:

CDMF

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.