Pesquisadores do CDMF e do CINE publicam capítulo em livro sobre sensores e detectores de radiação

Obra em três volumes da editora Springer trata de sensores químicos e biossensores

Pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE) publicaram um capítulo no terceiro volume do livro Handbook of II-VI Semiconductor-Based Sensors and Radiation Detectors, da editora alemã Springer.

O livro trata de sensores químicos e bioquímicos e de todos os tipos de fotossensores e detectores de radiação baseados em semicondutores II-VI, ou seja, compostos formados por um metal dos grupos 2 ou 12 da tabela periódica e um não-metal do grupo 16.

Assinam o capítulo 22, Photoelectrochemical Biosensors, do volume Sensors, Biosensors and Radiation Detectors, Lucia Helena Mascaro, docente no Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ-UFSCar), Sirlon F. Blaskievicz, atualmente em estágio de pós-doutorado na Universidade de Tecnologia Militar em Varsóvia, na Polônia, Byanca S. Salvati, estudante de graduação no DQ-UFSCar, e Alessandra Alves Correa, estagiária de pós-doutorado no Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar. O capítulo sumariza e discute desenvolvimentos recentes em métodos de biossensioriamento fotoeletroquímico baseados em materiais semicondutores com cádmio e zinco.

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2835 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.