Nanoestruturas de polianilina com nanotubos de carbono multicamadas traz resultado promissor para geração de hidrogênio

Artigo publicado na Polymer tem participação de pesquisadores do CDMF

Um artigo publicado na revista Polymer descreve a preparação de filmes de nanoestruturas de polianilina (PANI) com camadas interna de nanotubos de carbono com paredes múltiplas (MWNCNTs) para estudo de sua atividade em fotoeletrocatálise, especialmente em relação à reação de evolução de hidrogênio (HER).

Os resultados são promissores na busca pela geração de hidrogênio a partir de divisão de moléculas de água utilizando luz solar. O material apresentou bom desempenho na absorção de luz e boa estabilidade, entre outras características positivas.

Entre os autores do artigo “In situ polymerised polyaniline films over multi-walled carbon nanotubes coatings for enhanced photoelectrochemical performance”, estão Alessandra A. Correa e Moisés A. de Araújo, que fizeram parte do CDMF, e Lucia Mascaro, pesquisadora do CDMF e do CINE (Centro de Inovação em Novas Energias).

CDMF

Com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.