Centro de pesquisa brasileiro firma convênio com universidade na Espanha

Parceria entre CDMF e UJI abre novas perspectivas para a elaboração de pesquisas na área de materiais cerâmicos e nanotecnologia

O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) firmou uma parceria de pesquisa com a Universidade Jaume I (UJI), na Espanha. O coordenador do Centro, professor Elson Longo, participou de uma reunião com o reitor da UJI, Vicent Climent, em que foi assinado o convênio de cooperação técnica entre as instituições.

A parceria resultará no desenvolvimento de projetos conjuntos realizados por pesquisadores do CDMF e do corpo docente da UJI. As duas instituições realizam trabalhos juntas há mais de 20 anos e o convênio busca novas perspectivas para a elaboração de pesquisas na área de materiais cerâmicos e nanotecnologia.

O professor Longo explica que o convênio abre mais possibilidades para os professores e alunos do CDMF e estreita a relação com a UJI na Espanha. “Esta parceria produzirá benefícios em pesquisa e inovação tanto para o Brasil como para a Espanha. Também abrirá caminhos para outras interações entre os dois países”, disse.

O evento teve a presença do vice-reitor de Pesquisa e Doutorado da UJI Antonio Barba, professor Agostinho Escardino, o diretor do Departamento de Física e Química Analítica, Vicente Sisto Safont, além do professor Juan Andrés Bort, do Grupo de Química Teórica e Computacional.

A Universidade Jaume I é uma instituição pública de ensino superior e pesquisa localizada na cidade de Catellón de la Plana, ao leste da Espanha. Com cerca de 15 mil estudantes, a universidade fica na costa mediterrânea europeia entre as cidades de Valência e Barcelona.


Sobre o CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN), integrando uma rede de pesquisa entre Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).